
Vereadora propõe Semana de Conscientização dobre a Doença Falciforme
Falta de transparência e investimento na área tecnológica são criticadas em reunião
A necessidade de um modelo de gestão para o avanço das pautas de ciência e tecnologia foi considerada fundamental pelos participantes do Fórum de Inovação, Ciência e Tecnologia da Câmara Municipal de Piracicaba, em reunião realizada na manhã desta terça-feira (26).
A visita ao Parque Tecnológico de Sorocaba foi um dos temos abordados na reunião do Fórum, que está sob a coordenação da vereadora Rai de Almeida (PT). A vereadora relatou que no Parque de Sorocaba há um modelo de gestão que difere em termos de autonomia e independência, já que existe a figura do gestor para discutir políticas públicas necessárias para a sociedade. “Além disso, existe mobilização para eventos, formação, busca por empresas para inserção no âmbito tecnológico e busca ativa para atrair novos empreendimentos para o Parque Tecnológico”, disse.
Os participantes do Fórum ressaltaram que um modelo de gestão eficiente para o Parque Tecnológico de Piracicaba deve ser desenvolvido com a participação do Poder Executivo Municipal na discussão e implementação das políticas voltadas para ciência, tecnologia e inovação. Segundo Rai de Almeida, a questão deve ser abordada com calma e determinação para a mudança da gestão do Parque Tecnológico, que tem uma importância significativa na cidade.
As respostas ao requerimento 1120/2023, que solicitava ao chefe do Executivo informações sobre o Parque Tecnológico de Piracicaba “Engenheiro Emílio Bruno Germek”, também forma debatidas na reunião. A vereadora relatou que muitas questões importantes não foram devidamente respondidas. “É inaceitável que, em um contexto de ciência, tecnologia e inovação, a documentação de prestação de contas não esteja acessível online, refletindo uma falta de transparência. Além disso, há uma falta de investimento adequado da prefeitura na área tecnológica”, criticou a coordenadora do Fórum.
Participaram da reunião do Fórum de Inovação, Ciência e Tecnologia representantes das seguintes entidades: Secretaria de Saúde; Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Piracicaba (AEAP); Cena/USP; FOP Unicamp; Sesi Piracicaba; Etec Dep. Ary Camargo Pedroso; Simesp; e o Conselho Coordenador das Entidades Civis de Piracicaba.
A próxima reunião do Fórum está marcada para o dia 30 de abril e deverá abordar a evolução da discussão do planejamento, com os avanços nas leituras das legislações e propostas de mudanças no arcabouço legal no âmbito da ciência e tecnologia.
Vereadora propõe Semana de Conscientização dobre a Doença Falciforme
Requerimento cobra informações sobre estrutura dos Jogos Comunitários
Requerimento solicita mapeamento de produtores da agricultura familiar
Câmara aprova moção de repúdio a projeto sobre uso seguro de drogas
Câmara vota a criação de Fórum Permanente de Saúde Integral
Fórum de Tecnologia discute proteção da criança no ambiente digital
Críticas ao atendimento na saúde dominam debates entre vereadores
Vereadora leva propostas da comunidade negra a secretário da Cultura
Vereadora critica respostas sobre a política de arborização
Unidos contra o pedágio, vereadores aderem a Frente Parlamentar
Cortes no orçamento pela administração são alvos de questionamento
Vereadora pede reunião com Executivo sobre políticas para mulheres
Retirada da lei de marcos da população negra mobiliza vereadores
Audiência tem pedido por transparência na regulação de vagas na saúde
Piracicaba ficou quatro meses com qualidade do ar insalubre em 2024