Câmara e Unimep constroem parceria em diversas ações
Fórum em Defesa da Unimep buscará posicionamento da Igreja Metodista
Além disso, intenção é oficiar o Ministério Público do Trabalho sobre impacto da crise na universidade para a cidade
Reunião aconteceu no campus Taquaral da Unimep na manhã desta quinta-feira
Crédito: Davi Negri - MTB 20.499O Fórum Permanente em Defesa da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) irá constituir uma comissão para se reunir com o Colégio Episcopal da Igreja Metodista, a fim de saber um posicionamento sobre a recente crise da instituição. Além disso, um ofício será enviado ao MPT (Ministério Público do Trabalho) reforçando que os problemas internos da universidade não se restringem ao universo acadêmico e afetam a cidade como um todo.
As duas deliberações surgiram após reunião no campus Taquaral da Unimep, na manhã desta quinta-feira (22), quando Milton Schubert Souto, presidente da Adunimep (Associação dos Docentes da Unimep), expôs os problemas ao vereador Jonson Sarapu de Oliveira, o Maestro Jonson (PSDB), presidente da Comissão de Educação, Esportes, Cultura, Ciência e Tecnologia da Câmara. O encontro teve ainda a presença de Mauro Rontani, assessor jurídico da presidência da Câmara, de João Manoel dos Santos, presidente do Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar de Piracicaba, e de Antonio Chapéu, da Afiep (Associação dos Funcionários do Instituto Educacional Piracicabano).
Segundo o parlamentar, a intenção é formar uma comissão de integrantes da Câmara para buscar um posicionamento de Luís Vergílio da Rosa, que preside o Colégio Episcopal da Igreja Metodista. Para a reunião, será convidado ainda o prefeito Barjas Negri (PSDB). “Já tivemos vários encontros e a solução encontrada neste momento é o de procurar a direção maior, pois o problema está se arrastando. A universidade está intimamente ligada à Piracicaba e não podemos deixar que a crise se agrave”, comentou.
Sobre o documento que será enviado ao Ministério Público do Trabalho, Jonson disse que serão incluídas informações sobre todas as ações do Fórum, entre elas o abraço em defesa da Unimep, além de reforçar o quanto a cidade está se mobilizando em prol da universidade.
Segundo Milton Schubert Souto, mesmo com a tentativa de diálogo de várias frentes, a Unimep continua em seu processo de desconstrução. Ele disse que já são 88 demissões de professores e funcionários do campus Taquaral, sendo 13 somente esta semana. “A gente está muito preocupado, pois isso reflete diretamente na vida da cidade. A Unimep é uma instituição que tem benesses do poder público municipal e não dá nada em troca”, declarou.
Entre os problemas recentes – e que persistem ao longo dos meses – está o problema no setor de informática para emissão de boletos, lembrou o presidente da Adunimep, o que se trata de um procedimento “ilógico” para uma instituição que alega crise. “Estão agravando a crise, porque não captam receita”, completou.
Milton Solto apresentou ainda o resultado da audiência realizada ontem em Campinas, na Procuradoria Geral do Trabalho, em que foram relatadas as denúncias de atraso de pagamento de salários desde 2016, a falta de pagamento integral dos vencimentos em janeiro e 13º salário, falta de recolhimento de FGTS.
Notícias relacionadas
Unimep cogita venda de patrimônio para pagar débitos trabalhistas
Reunião pública debate a situação atual da crise na Unimep
Câmara aprova realização de audiência sobre revisão da Lei Orgânica
Câmara vota requerimento que destaca apoio ao grupo "Tutor com Amor"
Câmara aprova realização de audiência sobre LOA, PPA e LDO
Incremento nas atividades da Ilumina é aprovado em segunda discussão
Na 31ª reunião ordinária, Câmara aprova 11 proposituras
Câmara analisa 11 proposituras na 31ª reunião ordinária de 2020
Câmara aprova PL que amplia convênio da Ilumina para outros cânceres
Projeto amplia convênio da Ilumina para demais tipos de cânceres
Moção solicita chamada de aprovados para vagas de supervisor de ensino
População já pode enviar suas ideias à Câmara por meio do Lab-ID
Câmara aprova requerimentos sobre lazer e horário estendido em creches
Câmara delibera sobre educação, lazer e suplementação alimentar