Vereador participa de ação para prevenção de acidentes no trânsito
Fórum para o Trânsito levará capacitação a estudantes da rede estadual
Vereador Isac Souza aproximou Centro de Formação de Condutores da Diretoria Regional de Ensino
Videoconferência aconteceu na manhã desta quinta-feira
Crédito: Davi Negri - MTB 20.499Aprofundar o conhecimento sobre o trânsito dos estudantes da rede estadual dos ensinos fundamental 2 e médio, com idade entre 11 e 17 anos. Esta é a proposta que está sendo desenhada entre o Fórum Permanente sobre Educação para o Trânsito da Câmara de Vereadores de Piracicaba, a CFC (Centro de Formação de Condutores) Piracicaba e a DRE (Diretoria Regional de Ensino).
Coordenador do Fórum, o vereador Isac Souza (PTB) tratou do assunto em uma reunião por videoconferência, na manhã desta quinta-feira (19). A opção pela utilização da internet é em decorrência das recomendações de isolamento, em função do Covid-19 (novo Coronavírus).
Além dele, participam o professor coordenador do Núcleo Pedagógico da DRE, João Antonio Gambaro, e Alexandre Tadei, proprietário do CFC Piracicaba. A discussão foi acompanhada ainda por Marcos Barreto, assessor de gabinete parlamentar.
Segundo Isac, uma das principais intenções do Fórum é atuar na cultura de paz, para um trânsito mais seguro na cidade. O trabalho com o público jovem vem justamente por ele não apresentar vícios. A idade média dos estudantes do sexto ano ao nono ano do ensino fundamental é entre 11 e 14 anos, enquanto do primeiro ao terceiro ano do ensino médio é de 15, 16 e 17 anos.
“Este é o público alvo que está perto de solicitar autorização para habilitação. A proposta da pauta foi a de reunir as duas frentes: CFC e representante das escolas, para que os adolescentes recebam as informações adequadas e sejamos capazes de melhorar a qualidade no trânsito da cidade, com motoristas cada vez mais conscientes”, informou o vereador, logo no início da videoconferência.
A sugestão do representante da Diretoria Regional de Ensino é que o “piloto” da iniciativa comece na Escola Luiz Gonzaga, na Vila Industrial. Segundo ele, além de ser uma região em que o uso de bicicleta é alto entre os estudantes, há ações educacionais ligadas ao trânsito sendo desenvolvidas na unidade.
Outra frente a ser trabalhada, em uma fase posterior, é com os representantes dos grêmios estudantis, por conferência on-line. Assim que ocorrer a retomada das reuniões do Fórum, Gambaro pretende ainda trazer para a Câmara a direção da Escola Luiz Gonzaga. E, futuramente, a meta é que aconteça a aproximação com outros diretores e mais escolas da rede estadual.
Alexandre se propôs a comparecer nas escolas para fazer apresentações aos professores e estudantes, por acreditar que pessoalmente o diálogo fortalece o entendimento das questões. “Os jovens podem levantar as mãos, tirar as dúvidas e teríamos maior efetividade. Piracicaba é referência em várias áreas, como saneamento. Mas, quando se fala em transito, estamos atrás. A maioria dos motoristas conhece as regras, mas os comportamentos levam aos acidentes”, ponderou.
Para o diretor de CFC, é preciso preparar o jovem, para que, aos 18 anos (ano em que é permitida a primeira habilitação), possa frequentar as aulas de formação com responsabilidade. “Começaríamos fazendo uma educação de trânsito com o jovem na escola e que depois já estaria mais amadurecido para questões técnicas e profissionais abordadas nos cursos de habilitação”, completou.
Gambaro informou que as aulas na rede estadual de ensino estão suspensas por decreto do Governo do Estado de São Paulo e que buscará agenda para as palestras tão logo a situação seja normalizada. “Ainda não sabemos quanto tempo as aulas permanecerão suspensas e, após isso, o calendário escolar será reorganizado”, disse.
O vereador Isac explicou que a opção foi por manter a reunião, marcada anteriormente, porém, se apropriando das tecnologias disponíveis. “Tivemos que realizar a reunião por videoconferência devido ao momento, que requer cuidados. Aderimos às orientações das autoridades da área da saúde. É uma forma de continuarmos os trabalhos”, disse Isac.
Notícias relacionadas
Vereador discute ações para 2024 com gestores do Cerest
Reunião define próximas ações dos Fóruns de Trânsito e de Cidadania
Fórum leva agentes de trânsito para ação de conscientização em escolas
Vereador participa de ciclo de palestras sobre segurança no trânsito
Vereador propõe melhorar a sinalização em locais de maior trânsito
Vereador apoia evento Delivery Seguro
Mobilidade urbana: Simob encerra programação com circuito de saúde
Fórum aponta desafios para levar maior educação ao trânsito
Audiência pública para educação no trânsito acontece nesta quarta (26)
Vídeo explica como proceder ao ser abordado em uma blitz de trânsito
População idosa é mais educada no trânsito, diz agente, em palestra
Atividade gratuita no Sesc aborda segurança dos idosos no trânsito
Professor defende criação de programa em prol do trânsito nas rodovias
Condutores têm uma semana para regularizar vans escolares