EM PIRACICABA (SP) 22 DE SETEMBRO DE 2020

Vídeo explica como proceder ao ser abordado em uma blitz de trânsito

Material educativo faz parte das ações do Fórum Permanente sobre Educação para o Trânsito




Toque na imagem para aumentar

Gravações foram auxiliadas pela Polícia Militar e Semuttran

Crédito: Davi Negri - MTB 20.499



Como proceder ao ser abordado em uma blitz de trânsito é o tema abordado no quarto vídeo do Fórum Permanente sobre Educação para o Trânsito, criado pela Câmara de Vereadores de Piracicaba para dialogar com a sociedade e discutir dados e o comportamento das pessoas no trânsito na cidade.

A sugestão de abordagem do tema veio do capitão da Polícia Militar, Saulo Vieira Runho, em setembro do ano passado, e além do apoio da PM na gravação das imagens, que aconteceram na avenida Cruzeiro do Sul, no bairro Nova Piracicaba, houve o suporte dos agentes de trânsito da Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes).

A partir das informações do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), o material apresenta os procedimentos adequados para se portar em casos de blitz de trânsito, quais documentos apresentar e o quanto é fundamental seguir as recomendações das autoridades de trânsito, para que o processo seja mais rápido e tranquilo possível, tanto para condutores de moto ou carro.

Produzidos pela equipe do Departamento de Comunicação e com suporte do Departamento de Assuntos Legislativos, os vídeos têm como propósito o compartilhamento das ações de conscientização ao público em geral nas redes sociais e em aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, e que sejam aproveitados ainda pelos CFC´s (Centros de Formação de Condutores) e Ciet (Centro Infantil de Educação no Trânsito), além de escolas públicas e privadas. 

O primeiro vídeo foi lançado em 7 de outubro e demonstra os riscos pelo abuso de velocidade, consumo exagero de álcool e falta de cintos de segurança. Em 27 de novembro, ocorreu a apresentação da segunda produção, sobre os cuidados na contratação de vans escolares. Já os riscos do uso do celular ao volante motivaram a terceira produção, apresentada em 19 de fevereiro.

Além do site oficial da Casa de Leis e Rádio Web, os vídeos podem ser conferidos no canal do YouTube do Departamento de Comunicação. A Câmara também é a responsável por distribuir o conteúdo para entidades de ensino para que ele possa ser explorado em qualquer ambiente educacional e por demais interessados.

CRIAÇÃO – O Fórum foi instituído na Câmara por força do decreto legislativo 41/2017, após a aprovação, em 16 de outubro de 2017, do projeto de decreto legislativo 45/2017. As reuniões começaram a ser realizadas em 30 de julho do ano passado. 

O objetivo do Fórum é pesquisar e organizar informações, dados, índices e estatísticas sobre o trânsito da cidade, assim como promover reuniões com autoridades, entidades e sociedade civil sobre o tema. Entre as suas atividades está também a de buscar identificar e planejar ações formativas e de conscientização para os cidadãos, além de produzir, executar, divulgar e propor conteúdo audiovisual, digital e gráfico sobre a educação para o trânsito.

Fórum de Educação para o Trânsito Isac Souza

Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas