Projeto de lei corrige denominação de sistema de lazer no Água Branca
Longatto destaca pressão de Fórum por saneamento próximo a represa
Presidente do Fórum em Defesa do Rio Corumbataí acompanhou audiência pública em Itirapina que avançou na discussão para instalação de rede de esgoto no entorno do Broa.
Longatto acompanhou audiência pública que tratou de tema discutido nas reuniões do Fórum Permanente em Defesa do Rio Corumbataí
Crédito: Davi Negri - MTB 20.499Presidente do Fórum Regional Permanente em Defesa do Rio Corumbataí, o vereador José Aparecido Longatto (PSDB) acompanhou neste sábado (26) o avanço importante de uma luta que ganhou força em 2017. Naquele ano, o parlamentar, munido de depoimentos e provas documentais, apresentou denúncia ao Ministério Público referente à degradação em curso na represa do Broa, em Itirapina (SP).
Isso porque o Balneário Santo Antonio ––bairro situado às margens da represa, com cerca de 1.600 terrenos que abrigam residências, chácaras e pousadas–– não conta com rede de coleta de esgoto. Como alternativa, os imóveis fazem uso de fossas sépticas ou negras. Esse segundo tipo, escavado diretamente no solo, sem qualquer revestimento, facilita a contaminação do lençol freático.
Neste sábado, uma audiência pública promovida pela Prefeitura de Itirapina discutiu a questão, já tratada em reuniões anteriores do Fórum Permanente comandado por Longatto. No evento que lotou a sede da Apib (Associação de Moradores e Proprietários de Imóveis do Broa), o prefeito José Maria Cândido (MDB) apresentou proposta para a construção da rede de esgoto no bairro no entorno da represa.
O projeto foi elaborado pelo governo do Estado em parceria com o município e está orçado em R$ 20,6 milhões. A dificuldade em obter recursos está entre as razões para o investimento ainda estar no papel. A proposta detalhada pelo prefeito prevê o rateio de um terço dos custos (quase R$ 7 milhões) entre os proprietários de imóveis no Balneário Santo Antonio. O restante do valor será pleiteado junto ao Estado (via programa Água Limpa) ou à União (por meio da Fundação Nacional de Saúde).
A adesão dos moradores do Balneário Santo Antonio à proposta de colaborar na construção da rede de esgoto no bairro foi comemorada por Longatto. "Para nós que iniciamos esse trabalho denunciando a falta de infraestrutura de saneamento no Broa, é um motivo de satisfação hoje constatar que a população aprovou o pagamento de algumas prestações que estarão contribuindo para a implantação da rede de esgoto."
Itirapina é estratégica na bacia do rio Corumbataí, já que no município nasce o ribeirão do Cabeça, que desemboca no rio Passa Cinco, o qual, por sua vez, é o maior afluente da margem direita do manancial que responde por quase 100% do abastecimento de água de Piracicaba. No Fórum Permanente em Defesa do Rio Corumbataí, Longatto articula-se com vereadores das outras sete cidades integrantes para discutir ações de prevenção, conscientização e combate à degradação em toda a bacia.
"Para nós que dependemos de Itirapina, onde nasce também uma boa parte do ribeirão Cabeça, é importante acompanhar a implantação do saneamento básico, porque isso faz com que Piracicaba gaste menos produtos químicos e energia no tratamento da água que é distribuída na cidade", comentou o vereador, ao classificar a audiência pública de "muito proveitosa". "Estamos começando a colher os frutos de um trabalho que começamos há dois anos."
Em Itirapina, uma das principais interlocutoras do Fórum Permanente é a vereadora Elisabete de Oliveira Silva, a Bete do Broa (PV), que ao fazer uso da palavra durante a audiência pública enalteceu o trabalho comandado por Longatto e os resultados que vêm sendo alcançados. Em setembro do ano passado, a situação da represa já havia motivado a realização de reunião na qual o promotor Ivan Carneiro Castanheiro, do Gaema (Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente), do Ministério Público em Piracicaba, abordou as ações de conscientização ambiental e os inquéritos relacionados à degradação do local.
"A Bete mora no Broa e faz parte do Fórum Permanente. Foi ela que pediu nossa ajuda no sentindo de trabalharmos juntos para conseguirmos a implantação da rede coletora de esgoto, para dar a ele um destino final, tratando de maneira satisfatória. Estivemos no Broa e filmamos a tomada de posição de vários moradores que denunciaram as fossas negras, que são proibidas por lei, pois contaminam o lençol freático", rememorou o vereador, sobre os passos dados em 2017.
Uma vez confirmada a aceitação, por parte dos proprietários dos imóveis, da proposta de financiarem um terço do projeto para a instalação da rede de esgoto no Balneário Santo Antonio ––o que deve ser oficializada por meio de consulta pública a ser feita pela Câmara de Itirapina, já que a manifestação dos moradores neste sábado teve caráter informal––, as etapas seguintes continuarão sendo acompanhadas por Longatto e pelos parlamentares do Fórum Permanente.
Notícias relacionadas
Projeto corrige nomenclaturas de praças no Morumbi e na Vila Monteiro
Projeto de lei oficializa denominação de via no distrito de Ártemis
Projeto denomina vias do loteamento Residencial Parque Continental
Via pública do bairro Mario Dedini receberá denominação
Projeto revoga denominação de área do bairro Água Branca
Audiência discute, na 4ª, PLCs relacionados ao Plano Diretor
Audiência pública no dia 9 discute PLCs relacionados ao Plano Diretor
Câmara aprova realização de audiência sobre revisão da Lei Orgânica
Câmara vota requerimento que destaca apoio ao grupo "Tutor com Amor"
Câmara aprova realização de audiência sobre LOA, PPA e LDO
Incremento nas atividades da Ilumina é aprovado em segunda discussão
Na 31ª reunião ordinária, Câmara aprova 11 proposituras
Câmara analisa 11 proposituras na 31ª reunião ordinária de 2020
Câmara aprova PL que amplia convênio da Ilumina para outros cânceres