
Há 30 anos, sessão itinerante da Câmara ecoou "espírito do tempo"
Disponíveis ao público, leis e resoluções do período tratavam ainda da construção de pontes, fundação de banco rural e proibição da venda de sorvetes nas ruas da cidade
Equipe do Setor de Gestão de Documentação e Arquivo digitalizou todas as normativas presentes no livro
Crédito: Davi Negri - MTB 20.499Nesta terça-feira (29), o Setor de Gestão de Documentação e Arquivo, ligado ao Departamento Administrativo e de Documentação da Câmara Municipal de Piracicaba, disponibilizou ao acesso público, no sistema Atom, o Terceiro Livro de Leis e Resoluções da Casa, que contém normativas aprovadas entre 1909 e 1915.
O livro é composto por 119 itens documentais, que incluem a abertura, 117 normativas e o termo de encerramento. As leis e resoluções presentes ao longo do livro abordam, entre outros assuntos, o estabelecimento de encanamentos em prédios para águas pluviais; a construção de pontes na cidade; a arborização e o preparo de praças e do Largo da Boa Morte; a construção do matadouro municipal; questões ligadas ao cemitério, como a construção de uma capela mortuária e o aumento do ordenado do zelador; a concessão de subvenção mensal à Universidade Popular de Piracicaba; a fundação de um banco rural; e a nomenclatura de ruas e numeração de casas.
Giovanna Fenili Calabria, chefe do setor, destaca a resolução de 11 de novembro de 1912, a qual descreve como “curiosa”. A normativa determinava a proibição, nas ruas e praças da cidade, da venda de sorvetes e gelados, obrigando a fixação dos comerciantes em estabelecimentos do gênero.
Segundo a arquivista, outra resolução que chamou a atenção dos membros do setor foi a número 190, de 7 de maio de 1912, que versava sobre duas vagas abertas para o cargo de vereador, disponíveis devido às recorrentes faltas dos então ocupantes destas, cujos mandatos foram cassados. As duas normativas citadas neste texto podem ser acessadas na íntegra no sistema Atom.
Todas as leis e resoluções incluídas no livro foram digitalizadas e descritas pela equipe do Setor de Gestão de Documentação e Arquivo. A fim de facilitar a leitura, parte delas se encontra também transcrita. A subsérie que contém o livro pode ser acessada neste link.
ATOM – O Access to memory (Atom) é um sistema de descrição arquivística de código aberto criado pelo Conselho Internacional de Arquivos, através do qual o Setor de Gestão de Documentação e Arquivo da Câmara disponibiliza itens do acervo histórico da Casa de Leis. Atualmente, 2.090 itens estão disponíveis ao fácil acesso do público.
Há 30 anos, sessão itinerante da Câmara ecoou "espírito do tempo"
Fotos de ações legislativas revelam mudanças urbanas de Piracicaba
Procissão e palavrões: um escândalo na Sexta-feira Santa de 1847
Tribuna Popular: há 30 anos, a voz do povo no plenário da Câmara
Virginio e Leocadia: loucura de amor ou injustiça no Século 19?
Entre a empatia, a realidade e a ficção: a história de Tércio Zem
Das pandemias e dos tempos: memórias de 1918 e as marcas de 2020
Câmara teve primeira vereadora somente 128 anos após sua instalação
Rainha esquecida do samba: o ‘não achado’ de Madrinha Eunice
Um tiro no Bairro Alto: sangue e ciúmes na Piracicaba do Século 19
Da vacina ao sepultamento: a atuação da Câmara na saúde pública
Livro revela debates sobre sepultamentos na igreja e limpeza da cadeia
Achados do Arquivo: há 20 anos, Câmara utilizava o painel eletrônico
Ecos de um adeus: o funeral de Winston Churchill em jornais locais
Quando Piracicaba saudou Lyndon Johnson pela vitória nos EUA em 1964