
Arquivo: localização de cemitério foi debatida na Câmara em 1836
Disponíveis ao público, leis e resoluções do período tratavam ainda da construção de pontes, fundação de banco rural e proibição da venda de sorvetes nas ruas da cidade
Equipe do Setor de Gestão de Documentação e Arquivo digitalizou todas as normativas presentes no livro
Crédito: Davi Negri - MTB 20.499Nesta terça-feira (29), o Setor de Gestão de Documentação e Arquivo, ligado ao Departamento Administrativo e de Documentação da Câmara Municipal de Piracicaba, disponibilizou ao acesso público, no sistema Atom, o Terceiro Livro de Leis e Resoluções da Casa, que contém normativas aprovadas entre 1909 e 1915.
O livro é composto por 119 itens documentais, que incluem a abertura, 117 normativas e o termo de encerramento. As leis e resoluções presentes ao longo do livro abordam, entre outros assuntos, o estabelecimento de encanamentos em prédios para águas pluviais; a construção de pontes na cidade; a arborização e o preparo de praças e do Largo da Boa Morte; a construção do matadouro municipal; questões ligadas ao cemitério, como a construção de uma capela mortuária e o aumento do ordenado do zelador; a concessão de subvenção mensal à Universidade Popular de Piracicaba; a fundação de um banco rural; e a nomenclatura de ruas e numeração de casas.
Giovanna Fenili Calabria, chefe do setor, destaca a resolução de 11 de novembro de 1912, a qual descreve como “curiosa”. A normativa determinava a proibição, nas ruas e praças da cidade, da venda de sorvetes e gelados, obrigando a fixação dos comerciantes em estabelecimentos do gênero.
Segundo a arquivista, outra resolução que chamou a atenção dos membros do setor foi a número 190, de 7 de maio de 1912, que versava sobre duas vagas abertas para o cargo de vereador, disponíveis devido às recorrentes faltas dos então ocupantes destas, cujos mandatos foram cassados. As duas normativas citadas neste texto podem ser acessadas na íntegra no sistema Atom.
Todas as leis e resoluções incluídas no livro foram digitalizadas e descritas pela equipe do Setor de Gestão de Documentação e Arquivo. A fim de facilitar a leitura, parte delas se encontra também transcrita. A subsérie que contém o livro pode ser acessada neste link.
ATOM – O Access to memory (Atom) é um sistema de descrição arquivística de código aberto criado pelo Conselho Internacional de Arquivos, através do qual o Setor de Gestão de Documentação e Arquivo da Câmara disponibiliza itens do acervo histórico da Casa de Leis. Atualmente, 2.090 itens estão disponíveis ao fácil acesso do público.
Arquivo: localização de cemitério foi debatida na Câmara em 1836
Acervo histórico digital da Câmara recebe novos conjuntos documentais
Em 1890, Câmara Municipal dava lugar ao Conselho de Intendência
Livro de coleções de Honorato Faustino é disponibilizado ao público
1937: golpe de Estado que fechou câmaras municipais foi citado em ata
Em 1962, Câmara enaltecia vitória do Brasil na Copa e temia comunismo
Descendentes emocionam na abertura de exposições da Cápsula do Sud
Cápsula do Sud: exposição abre ao público no feriado da Proclamação
Copa do Mundo: vitória do Brasil em 1958 foi destaque na Câmara
Sistema Atom abrigará os 629 itens da cápsula do Sud Mennucci
Com exposições e documentário, cápsula do tempo será aberta ao público
Câmara aprovou obrigatoriedade do uso de uniformes em 1894
Em 1831, punição para escravizado que portasse arma era de 200 açoites
Quarto Livro de Atas da Câmara aborda obras públicas
Câmara aprovou a criação da Guarda e Polícia Municipal em 1903