
Em apoio a políticas públicas, Presidente da Câmara visita Estação do Idoso
Gradis foram colocados para orientar o fluxo de pessoas que chegam à Casa de Leis.
Área está sinalizada para pedestres
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401O avanço da reforma no muro de arrimo que sustenta a rampa de acesso ao prédio principal da Câmara Municipal de Piracicaba exigiu a adoção de medidas de segurança. Nesta semana, toda a calçada em frente ao edifício recebeu gradis para direcionar a entrada do público e evitar que veículos estacionem sobre a rampa e gerem peso sobre a estrutura abaixo.
A obra é necessária em razão de fissuras, trincas e rachaduras existentes no muro de arrimo que dá sustentação ao piso acima dele, já que também foi constatada a degradação do sistema de impermeabilização, a qual vinha permitindo que a água da chuva penetrasse na estrutura e a comprometesse. A intervenção no local deve se estender por seis meses.
Pelas próximas semanas, o acesso de pedestres ao prédio principal da Câmara se dará pela mesma entrada atual, porém a chegada até ela deve ser feita por um "corredor", limitado por gradis e aberto à esquerda do edifício, a partir da calçada. Toda a área está sinalizada, com as indicações para orientar as pessoas.
Tanto a reforma do muro de arrimo quanto a impermeabilização da laje custarão R$ 350 mil à Câmara e serão feitas pela empresa VGR Construções Eireli ME, vencedora da licitação 26/2022, realizada em novembro passado, dentro do processo 656/2022. Os trabalhos iniciais de raspagem do muro de arrimo foram feitos em dezembro e, agora, avançam para garantir o reforço da estrutura.
"Já descascaram o muro e vão erguer outro ao lado, para dar sustentação. Para retirar as escoras, entendemos ser melhor colocar o gradil, para evitar excesso de pessoas em cima desse espaço e que veículos subam a rampa, já que o local está em obras. Nossa preocupação é com a questão da segurança”, explica José Alexandre Pereira, chefe do Departamento Administrativo e de Documentação.
O novo muro vai reforçar a sustentação da rampa de acesso ao prédio principal. Como se trata da única entrada acessível a pessoas com deficiência e problemas de mobilidade, a obra terá que ser feita em etapas. Quando a primeira fase for concluída, o muro será totalmente impermeabilizado para evitar novas infiltrações.
A intervenção decorre de infiltrações que o atual muro de arrimo vem apresentando há anos. Ele foi construído no início da década de 1990 para que o espaço no subsolo do prédio principal pudesse ser usado como garagem de veículos, mas, devido às infiltrações, precisou ser escorado. Em razão da estrutura comprometida, o espaço do subsolo segue desativado.
Em apoio a políticas públicas, Presidente da Câmara visita Estação do Idoso
PLC autoriza doações de imóveis edificados do âmbito de programas de incentivo
Frente parlamentar pede cancelamento de edital que prevê pedágios na SP-304
Câmara analisa, nesta segunda (5), pacote com seis projetos do Executivo
Vereadores de Piracicaba tomam posse como membros do Parlamento Metropolitano
Câmara lamenta a morte do ex-vereador Pedro Cruz
Poder Público ganha agilidade com sistemas feitos por servidores
Audiência deve discutir tramitação de processos de regularização de imóveis
Palestras abordam ecossistema de inovação e mudanças tecnológicas
Audiência pública debate engarrafamentos em obras na Geraldo de Barros
Câmara sedia Semana Municipal de Criatividade e Inovação
Palestras a servidores da Câmara abordam ambiente de trabalho
Frente Parlamentar contra pedágios na SP-304 é destaque em entrevista
Câmara aborda segurança e proteção infanto-juvenil no ambiente digital
Presidente da Câmara propõe ações para inclusão de alunos com TEA