
Obras na SP 304: moradores apresentam propostas para trânsito caótico
Proposta em tramitação na Casa foi abordada pelo vereador Gustavo Pompeo em entrevista ao Primeiro Tempo, exibido na noite desta quinta-feira na TV Câmara Piracicaba
Gustavo Pompeo em entrevista ao Primeiro Tempo, exibido na noite desta quinta-feira, antes da 15ª Reunião Ordinária da Câmara
Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)A proposta de criação de uma Frente Parlamentar Contra a Instalação de Pedágio na Rodovia Luiz de Queiroz (SP-304) foi destacada pelo vereador Gustavo Pompeo (Avante) em entrevista ao programa Primeiro Tempo, exibido na noite desta quinta-feira (27) pela TV Câmara Piracicaba.
De acordo com o parlamentar —que assina juntamente com outros vereadores a autoria do projeto de decreto legislativo 14/2025, ainda em tramitação—, o intuito da Frente é evitar impactos econômicos e financeiros negativos que a eventual instalação dos dispositivos de cobrança na rodovia possa trazer à região.
"Nós temos esses 3 pontos possíveis. Ainda está em estudo, mas por que começamos a nos movimentar? Vale lembrar, se puxarmos na memória, que em São Pedro e Charqueada se fez a mesma coisa. Estavam em estudo... Eu propus uma movimentação, e muita gente falou assim: 'Não, estamos só em estudos, não vai acontecer, não vai rolar', e hoje essas praças de pedágio estão lá cobrando as pessoas que passam", disse.
Além de destacar o aumento dos custos diretos e indiretos com a possível incidência da cobrança, Gustavo Pompeo também lembrou que Piracicaba é uma das cidades paulistas com grandes índices de violência no trânsito, e acrescentou: "Vale lembrar que Piracicaba é a cidade com mais óbitos no trânsito no estado de São Paulo, e nós sempre falamos da exigência que temos com o Poder Público de ações de melhoria, de segurança, mas o pedágio ele não vem nesse sentido. Nós entendemos que ele vem no sentido de penalizar e cobrar uma taxa a mais daquilo que nós já pagamos, e o governo do estado deveria garantir essa segurança para a população de Piracicaba, principalmente na malha asfáltica no que compete a ele nessas estradas estaduais".
Também receberam destaque durante a entrevista as ações do Fórum de Educação para o Trânsito, coordenado pelo vereador e que realiza na Câmara, no próximo dia 2 de abril, uma audiência pública para discutir a segurança no trânsito e respostas rápidas aos acidentes que ocorrem na cidade.
"O trânsito de Piracicaba é um trânsito muito violento, infelizmente. Nós tivemos aqui no final de semana quatro óbitos em menos de 24 horas, um número muito grande de óbitos", disse o parlamentar, que ainda frisou que grande parte dos acidentes acontece durante o trajeto de ida ou de volta do trabalho, o que demanda ações conjuntas de conscientização em parceria com empresas e órgãos voltados à saúde do trabalhador.
Durante a entrevista foram também abordadas ações de outros fóruns igualmente coordenados ou propostos pelo parlamentar, a exemplo do Fórum Permanente de Saúde Integral e Bem-Estar Social, recentemente protocolado na Casa, além do projeto de lei 32/2025, de sua autoria, que dispõe sobre a obrigatoriedade de afixação de cartazes informando o contato dos Conselhos Tutelares de sua área de abrangência nos estabelecimentos de ensino públicos e privados de Piracicaba.
A entrevista completa do vereador Gustavo Pompeo ao programa Primeiro Tempo desta quinta-feira pode ser revista no vídeo acima.
Obras na SP 304: moradores apresentam propostas para trânsito caótico
Palestras abordam ecossistema de inovação e mudanças tecnológicas
PLC que busca acelerar análise de projetos urbanísticos vai a votação
Proposta veda eventos com conteúdo impróprio em espaços públicos
Câmara recebe alunos da E.E. Barão do Rio Branco
Câmara realiza reunião solene em homenagem ao Dia do Escoteiro
Audiência pública debate engarrafamentos em obras na Geraldo de Barros
Vereador solicita placa de denominação no bairro Chicó
40ª Festa das Nações: reunião solene exalta tradição da solidariedade
Vereador participa de solenidade no Tiro de Guerra Piracicaba
Palestra da defensoria pública abordará direitos dos alunos com deficiência
Vereador solicita vaga para pessoa com deficiência na Galeria Villa Estação
Moção de aplausos celebra os 40 anos da 'Corrida Corta Mato', na Esalq
Vereador aponta falta de funcionários e de materiais essenciais em USF
Requerimento cobra normalização do atendimento via telefone do 156