
Projeto de lei corrige denominação de sistema de lazer no Água Branca
Tudo pelo Meio Ambiente! É este o propósito de três municípios vizinhos para propor iniciativas de conservação do Meio Ambiente na região. A largada foi dada na últ (...)
Tudo pelo Meio Ambiente! É este o propósito de três municípios vizinhos para propor iniciativas de conservação do Meio Ambiente na região. A largada foi dada na última quarta-feira (27) por meio do vereador e líder de governo José Aparecido Longatto (PSDB), após se reunir com o também vereador, só que da cidade de Rio Claro, Júlio Lopes (PP). Os parlamentares aproveitaram, ao longo do dia, para visitar o local de captação de água de Rio Claro, no bairro Nova Cachoeirinha, localizado às margens da estrada que liga o município à cidade de Araras.
A exemplo de Piracicaba, Rio Claro também é abastecida pelas águas do Rio Corumbataí a partir de uma barreira construída em 1997, que permitiu o desvio da água (Foto 1) para o bombeamento e, consequentemente, o abastecimento. Júlio Lopes explicou a Longatto que a barragem não está totalmente concluída, “pois as fortes chuvas acabaram arrastando os pilares, o que exigiu da Prefeitura um novo trabalho para reforçar o espaço”.
Tratamento de Esgoto
Depois de conhecer como funciona a captação de água de Rio Claro, os vereadores visitaram a Estação de Tratamento de Esgoto, do Jardim Conduta, (Foto 2) onde são tratados cerca de 45 por cento dos resíduos sólidos de um total de 55 por cento . De acordo com o engenheiro da Foz do Brasil, empresa ganhadora por meio de uma parceria público-privada para o gerenciamento e tratamento de esgoto do município, Gustavo Vandersem, “uma nova estação está em construção no Jardim Novo, bairro próxima à saída para Piracicaba. Quando entrar em operação, a unidade ficará responsável pelo tratamento dos outros 45 por cento , totalizando 100 por cento a partir de 2014, uma excelente notícia para o Meio Ambiente local e para as cidades da região”.
Alex Shimitd, outro engenheiro da Foz do Brasil, que acompanhou os vereadores, disse que a estação de tratamento de esgoto do Jardim Conduta é semelhante à de Piracicaba, localizada às margens da Rodovia Luiz de Queiroz – SP 304, “pois foi um professor de São Carlos que a projetou para o tratamento de 160 litros de esgoto por segundo”.
Notamos, ainda, que por mais que tenha sido aplicada novas tecnologias na estação de tratamento de esgoto de Rio Claro, o mau cheiro é constante. Em Piracicaba existem duas unidades de tratamento de esgoto, que juntas tratam 78 por cento dos resíduos da cidade. A segunda estação a entrar em operação, em 2013, foi a ETE Ponte do Caixão, porém sem cheiro algum. Longatto afirmou ao vereador de Rio Claro, que a Prefeitura de Piracicaba construirá a terceira base nas proximidades do Gran Park, região de Santa Terezinha.
A visita a Rio Claro terminou com a proposta de ações conjuntas para a preservação do Meio Ambiente entre as duas câmaras municipais.
Charqueada
Longatto afirmou à reportagem que “no município de Charqueada, o responsável pelas ações será o publicitário Wilson Tietz, que já foi vereador e vice-prefeito daquela cidade”.
Expedições
No passado, o vereador José Aparecido Longato, atualmente o líder de governo do prefeito municipal Gabriel Ferrato e primeiro secretário, na Câmara, realizou, em companhia do ex-vereador José Pedro Leite da Silva (PR), diversas expedições ao longo do Rio Corumbataí, onde foi constatada a degradação por causa de esgotos despejados, inclusive o da cidade de Rio Claro.
Todo esse trabalho foi gravado e documentado por fotógrafos e jornalistas do Departamento de Comunicação da Câmara de Vereadores de Piracicaba e, está disponível para a consulta da população.
Novas expedições
Longatto adiantou a reportagem que fará um novo trabalho, com fotos e vídeos, de como se encontra a situação atual do Rio Corumbataí, “pois queremos ver se os municípios pararam de degradar as águas do Corumbataí, pois, sem águas nós não vivemos”, concluiu o parlamentar.
Por Marcelo Bandeira (33.121)
Fotos: Davi Negri (22.943)
Departamento de Comunicação
Projeto de lei corrige denominação de sistema de lazer no Água Branca
Projeto corrige nomenclaturas de praças no Morumbi e na Vila Monteiro
Projeto de lei oficializa denominação de via no distrito de Ártemis
Projeto denomina vias do loteamento Residencial Parque Continental
Via pública do bairro Mario Dedini receberá denominação
Projeto revoga denominação de área do bairro Água Branca
Audiência discute, na 4ª, PLCs relacionados ao Plano Diretor
Audiência pública no dia 9 discute PLCs relacionados ao Plano Diretor
Câmara aprova realização de audiência sobre revisão da Lei Orgânica
Câmara vota requerimento que destaca apoio ao grupo "Tutor com Amor"
Câmara aprova realização de audiência sobre LOA, PPA e LDO
Incremento nas atividades da Ilumina é aprovado em segunda discussão
Na 31ª reunião ordinária, Câmara aprova 11 proposituras
Câmara analisa 11 proposituras na 31ª reunião ordinária de 2020
Câmara aprova PL que amplia convênio da Ilumina para outros cânceres