
Há 30 anos, sessão itinerante da Câmara ecoou "espírito do tempo"
Setor de Gestão de Documentação e Arquivo disponibilizou, nesta terça-feira (18), o livro que contém as atas de 1831 a 1836
Nos itens documentais, os vereadores discutem a construção da nova Igreja Matriz, o reposicionamento do cemitério, a construção da nova cadeia e outros temas
Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946Nesta terça-feira (18), o Setor de Gestão de Documentação e Arquivo, ligado ao Departamento Administrativo e de Documentação da Câmara Municipal de Piracicaba, disponibilizou no sistema Atom o quarto Livro de Atas da Casa, que reúne as atas das reuniões camarárias realizadas de 2 de março de 1831 a 10 de setembro de 1836.
Nos assuntos presentes entre os 224 itens do livro – contabilizando também os termos de abertura e o de encerramento –, estão a discussão sobre obras públicas consideradas essenciais para a Vila, como a construção da nova Igreja Matriz, reposicionamento do cemitério e a construção de nova cadeia; no livro, abordam-se ainda a aprovação de artigos de posturas e questões ligadas ao Período Regencial.
O estagiário de História do setor, Gabriel Tenório, foi responsável pela identificação, digitalização e transcrição dos itens, bem como pela elaboração do índice, que traz um resumo dos tópicos abordados em cada documento. Segundo ele, um dos assuntos mais recorrentes e que mais chamam atenção ao longo do livro é a troca de local do cemitério. A possibilidade da retirada do cemitério da parte de trás da Igreja Matriz passou a ser pautada pelos vereadores da então chamada Vila Nova da Constituição em consonância com a discussão nacional de higiene pública.
Na ata de 14 de janeiro de 1832, os parlamentares decidem transferir o cemitério para o “sexto quarteirão seguindo pela Rua do Pátio” (atual Rua Boa Morte), saindo da Matriz. Ao longo do livro, no entanto, as atas relatam que as obras não foram concretizadas, pois o local apresentava problemas com alagamentos.
De acordo com o estudante, também se destaca a aprovação, em 16 de novembro de 1833, de auxílio para a construção da nova Igreja Matriz, citada algumas vezes ao longo do livro. Além disso, o estabelecimento de uma nova cadeia também é abordado nos itens documentais; o vereador Francisco José Machado apresentou, em 11 de janeiro de 1834, um plano para as obras, que definia a construção de dois pavimentos para o local.
Um fato curioso relatado na ata de 23 de outubro de 1831, segundo Tenório, é a “fuga” do Procurador da Vila, figura ligada a atividades administrativas da Câmara. No documento, relata-se que o homem foi visto pela manhã do mesmo dia, saindo em viagem com seus pertences e os escravizados que lhe pertenciam. Na reunião extraordinária convocada, os vereadores buscam entender seu paradeiro. De acordo com o estagiário, as atas mostram que, ao decorrer das futuras sessões, os parlamentares definem um novo Procurador, cuja primeira tarefa seria localizar o antigo – que foi posteriormente encontrado em Itu. “Não sabemos o motivo da fuga nem se ele retornou para Constituição”, explica o estudante de História.
A subsérie que contém o Quarto Livro de Atas pode ser localizada no seguinte link.
Atom – O Access to memory (Atom) é um sistema de descrição arquivística de código aberto criado pelo Conselho Internacional de Arquivos, através do qual o Setor de Gestão de Documentação e Arquivo da Câmara disponibiliza itens do acervo histórico da Casa de Leis. Atualmente, mais de 1.600 itens documentais estão disponíveis ao fácil acesso do público.
Há 30 anos, sessão itinerante da Câmara ecoou "espírito do tempo"
Fotos de ações legislativas revelam mudanças urbanas de Piracicaba
Procissão e palavrões: um escândalo na Sexta-feira Santa de 1847
Tribuna Popular: há 30 anos, a voz do povo no plenário da Câmara
Virginio e Leocadia: loucura de amor ou injustiça no Século 19?
Entre a empatia, a realidade e a ficção: a história de Tércio Zem
Das pandemias e dos tempos: memórias de 1918 e as marcas de 2020
Câmara teve primeira vereadora somente 128 anos após sua instalação
Rainha esquecida do samba: o ‘não achado’ de Madrinha Eunice
Um tiro no Bairro Alto: sangue e ciúmes na Piracicaba do Século 19
Da vacina ao sepultamento: a atuação da Câmara na saúde pública
Livro revela debates sobre sepultamentos na igreja e limpeza da cadeia
Achados do Arquivo: há 20 anos, Câmara utilizava o painel eletrônico
Ecos de um adeus: o funeral de Winston Churchill em jornais locais
Quando Piracicaba saudou Lyndon Johnson pela vitória nos EUA em 1964