Projeto de lei corrige denominação de sistema de lazer no Água Branca
Santa Gertrudes acolhe a 5ª reunião do Fórum em Defesa do Corumbataí
Evento ocorreu nas dependências da Câmara de Vereadores local.
Santa Gertrudes acolhe a 5ª reunião do Fórum em Defesa do Corumbataí
Crédito: Davi Negri - MTB 20.499A 5ª reunião do Fórum Permanente em Defesa do Rio Corumbataí, coordenado pelo vereador José Aparecido Longatto (PSDB), foi realizada na manhã desta quarta-feira (27), às 10h, no plenário "Iria Hansen" da Câmara Municipal de Santa Gertrudes, contando com representantes das nove cidades da região que integram o fórum, além de pessoas ligadas a entidades, ambientalistas e o público em geral.
O fórum foi instituído pelo vereador piracicabano José Aparecido Longatto em 13 de fevereiro de 2004 e é composto pelos municípios de Analândia, Charqueada, Corumbataí, Ipenúna, Piracicaba, Rio Claro e Santa Gertrudes, com o objetivo principal de unir forças políticas entre essas cidades na busca por recursos que priorizem a recuperação, a preservação e a promoção da bacia do Corumbataí.
Vereador de Santa Gertrudes, Willian Bento presidiu os trabalhos da reunião e iniciou suas considerações falando do potencial da região, reconhecendo que na questão ambiental há pontos a serem melhorados, em parcerias, embora a cidade já garanta 100% na coleta do esgoto tratado, bem como o abastecimento de água, lembrando que há coisas ainda a serem feitas.
Bento abordou o baixo índice de arborização, atrás apenas de Cubatão (SP), e os problemas com relação às particulas de poeira no ar, o que fica ruim para os moradores. Ele ainda citou parceria com a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), mas reconheceu que é necessaria a intervenção do Estado no asfaltamento das vicinais, devido à argila, à cílica e a outros materiais particulados que ficam no ar, o que compromete as estradas de terra. Bento também defendeu o transporte lonado, para que poupe a atmosfera, e disse que o município tem feito algumas buscas em prol de melhorias, como a criação do cinturão verde.
O presidente do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) de Piracicaba, José Rubens Françoso, integrou a formação da mesa de honra dos trabalhos, representando o prefeito de Piracicaba, Barjas Negri (PSDB), seguido por Antonio Cesário Longatto, presidente da Oecco (Organização Ecológica Cultural Corumbataí).
Na sequência do evento, João Gualberto Tendolini, representando o prefeito de Analândia, destacou a importância do encontro, lembrando que na cidade é onde nasce o rio Corumbataí.
O vice-presidente da Câmara de Charqueada, Rogério Aparecido Batista, falou da satisfação em participar do evento, na luta de mais de 20 anos, desencadeada por José Longatto, e ponderou sobre a importância da educação no processo do despertar de consciências sobre a preservação do meio ambiente.
O presidente da Câmara de Corumbataí, Ivanildo Ventura de Siqueira, enfatizou a importância do evento e da justa causa da defesa do meio ambiente.
O presidente da Câmara de Ipeúna, Diego Heron Pinheiro, parabenizou mais uma vez a realização do fórum e falou do desafio de cada participante na preservação dos recursos naturais, além da importância do processo educacional e da qualidade dos produtos, livres de agrotóxicos, destacando a mensagem para que cada um pense com carinho na troca de informações. "Me sinto na obrigação de levar adiante esta luta, até porque Ipeúna é a capital nacional da agricultura natural", disse.
Vereadora de Itirapina, Elizabete Oliveira da Silva saudou a formação da mesa dos trabalhos e reiterou que o lugar da mulher na sociedade é onde ela quiser, inclusive na política. Elizabete discorreu sobre sua trajetória de luta, na quebra de tabus para de fato assumir o papel da mulher na sociedade. E destacou a importância do fórum, no que parabenizou o vereador Longatto. "Acredito ainda que o Brasil pertence aos brasileiros, em nome de uma política verdadeira", disse a parlamentar.
Elizabete também mencionou evento internacional, realizado pela primeira vez em Itirapina, no último dia 13, que recebeu representantes de 21 países, somando ainda representação de cinco Estados brasileiros, integrado por alunos, pesquisadores, mestres e doutores, sob a coordenação do renomado professor José Galizia Tundisi, em aulas práticas e simpósios que abordaram diferentes temáticas que se convergem para a necessidade da humanidade rever a questão da água, que poderá determinar a continuidade ou não da vida na Terra. "Devemos nos orgulhar de apresentar o Brasil para o mundo. Que o fórum continue a partilhar trabalhos que dinamizam a todos, pelo seu nível de excelência", concluiu.
O vice-prefeito de Santa Gertrudes, Glalson Chamon da Silva, deu as boas-vindas a todos, parabenizou o trabalho exemplar de Longatto, reconhecendo que rios e nascentes não estariam vivos se não fosse o trabalho do parlamentar nesses mais de 20 anos em defesa ambiental. "Você é meu amigo", disse o representante do Executivo local, que também se dirigiu aos demais integrantes da mesa e participantes, "na satisfação de acolher a todos, com muita honra, mas sempre em luta pelo melhor da cidade". Glalson também reiterou a disposição da Prefeitura em fazer projetos na proteção dos mananciais e da ajuda aos profissionais que atuam em defesa do meio ambiente.
Vereador de Santa Gertrudes, Alexandre Souza Vieira também registrou sua participação na reunião do fórum e comentou sobre o seu mandato. "Fico contente, pois a cidade precisa muito do plantio de árvores, sendo que saiu na EPTV que Santa Gertrudes é a cidade com menos plantio de árvores", disse o parlamentar, também reconhecendo que há muitas áreas invadidas, lembrando que a cidade é um dos maiores polos cerâmicos da America Latina.
José Rubens Françosco, presidente do Semae, falou em nome do prefeito Barjas Negri, reiterou a participação na maioria das edições do fórum e reconheceu a dependência de Piracicaba pelas águas do Corumbataí. Françoso também citou a regulamentação de lei em Piracicaba que remunera profissionais que preservam os mananciais.
Antonio Cesário Longatto, presidente da Oecco, reiterou a importância de mais uma participação na reunião do fórum, o que faz "com muito amor e carinho, em nome do futuro, de nossos filhos e netos, em trabalho gratificante em prol do próximo". "Sem água, ninguém vai viver", disse o ambientalista.
Alexandre Carrilli, da Comissão de Meio Ambiente da OAB de Rio Claro, destacou o "excelente trabalho" de José Longatto à frente do fórum. "Desconheço outros políticos que tenham tido tanto sucesso com apenas este tema do meio ambiente", disse o advogado, que ainda reforçou a importância de as autoridades prestigiarem o fórum. Carrilli relembrou quando estudava e de como viu a cidade evoluir nessa questão. "Agora está na época de ações educativas. Vamos levar a mensagem para o povo, em prol do meio ambiente", citou.
Idealizador do fórum, José Longatto enfatizou a importância de união em prol do meio ambiente, abordou "a podridão em Brasilia, que envolve os três poderes", e falou da questão política e da importancia de cobrar deputados e senadores. O vereador também citou sua felicidade, com reflexo no irmão à frente da ONG ambiental em prol do meio ambiente.
Longatto evidenciou o programa de Barjas Negri em Piracicaba, no projeto de preservação das nascentes, com reflexo no exemplo da cidade de Extrema, em Minas Gerais, sendo que este evento dinamizará o potencial hídrico da região de Piracicaba, na recuperação de quatro ribeirões. Também comentou sobre sua luta iniciada em Rio Claro, há mais de 20 anos, o que resultou no fortalecimento da consciência ambiental das cidades que compõem a bacia do rio Corumbataí.
"Nós somos os fiscais, precisamos cumprir nosso papel, para chamar a atenção na defesa do meio ambiente. O maior reservatório de água do mundo, o Aquifero Guarani, está com 70% de sua capacidade. Já desmatamos demais. Piracicaba tem quatro ribeirões que serão considerados no projeto, com o apoio técnico", enfatizou o parlamentar, que também mencionou pensamento do então presidente americano Abraham Lincoln, que teria dito que, "se o campo for abandonado, as cidades serão destruídas".
"Tudo é feito para a cidade e nos esquecemos do homem do campo. Hoje, depois de 20 anos, vejo o fruto de meu trabalho ao ficar do lado de prefeitos e vereadores, dando corpo ao fórum. Santa Gertrudes deverá falar o que está fazendo, em provas, por fotos, temos que ouvir as pessoas. Piracicaba vai deixar de existir se as cidades nada fizerem para preservar o meio ambiente. Seja vereador para ter coragem de mostrar o que está errado. É isso que eu preciso de vocês, continuem ajugando a cidade de vocês, dando aquilo que Deus deu de graça. O que vamos deixar para os nossos filhos? Queremos ser parceiros", concluiu.
O vice-presidente da Câmara de Rio Claro, Júlio Lopes, falou da questão de suposto caso envolvendo problemas de meio ambiente em Rio Claro, sendo que a mídia deu notícia precipitada e o problema foi resolvido. Também citou as 60 mudas de árvores nativas, que serão plantadas na cidade, nesta quinta-feira (28), além de outras áreas de replantio e do aterro sanitário, que está finalizando os trabalhos. Lopes também reconheceu a luta de Longatto, reiterando a importância da união de todos.
Os palestrantes Nilto Faustino e Carina Pereira, coordenador da BRK Ambiental, discorreram sobre o papel da entidade em trabalhos de concientização que realizam em Santa Gertrudes, envolvendo crianças e jovens, visando ao despertar sobre a preservação ambiental. "Sem mata ciliar, sem árvores, não existe água. Agora precisamos ver a questão do meio ambiente, dado o desenvolvimento tecnológico já observado", disseram.
Os palestrantes também apresentaram trabalhos que passam pelos 122 quilômetros em rede de água e esgoto da cidade, que envolvem quatro postos, três estações elevatórias de águas e esgoto, com eficiência média de 84%. Além do trabalho forte na redução de perdas, onde a cidade é dividida em setores, com a utilização de softwares, em equipamentos técnicos que visam a ações mais assertivas, com resultados mais rápidos, com micromedições, garantindo melhorias em abastecimento, identificando áreas mais carentes, sendo que na cidade houve redução de 50% para 20% de perdas.
Os palestrantes também falaram de parcerias com o Poder Público e escolas, além de programas que procuram trabalhar a consciência do cidadão, na destinação do óleo de cozinha e outros materiais de descarte, também incluindo ações de apoio no plantio, para elevar crianças e adolescentes da comunidade em ações que sensibilizam a todos.
O vereador Júlio Lopes questionou os palestrantes sobre parcerias da Sabesp, no uso da água de reúso para tratar esgoto, e indagou o porquê de a BRK não utilizar esse método também. Em resposta, Nilto Faustino reiterou que ainda não reutiliza esse potencial, sendo que levará essa ideia adiante.
O presidente do Semae, José Rubens Françoso, informou que a água de reúso de Piracicaba é vendida e, além disso, tem aplicações em praças públicas. Ele também observou que a água que sai do tratamento de esgoto é melhor do que a captada no rio.
Os palestrantes também ouviram as indagações do vereador José Longatto, que se baseou em estudos técnicos apresentados pela pesquisadora da Unesp, de Rio Claro, Samia Maria Tauk-Tornisielo, sobre resíduos perigosos, remanescentes do processamento das cerâmicas da região de Santa Gertrudes que contaminam riachos e nascentes.
Também estiveram presentes na reunião: Silvia Araujo (Assessora de Imprensa da Câmara de Vereadores de Santa Gertrudes), Isaias Couto (vereador de Santa Gertrudes), Waldemar Bábbo (Conselho Deliberativo do Consórcio PCJ e presidente do IPSA), Marcelo Ferreira (presidente da Câmara de Vereadores de Santa Gertrudes), José Antonio Escher (procurador jurídico da Câmara de Santa Gertrudes), Vera Lúcia Aparecida Altarugio (vereadora de Corumbataí), Rogério Aparecido Batista (vice-presidente da Câmara de Charqueada), Sivaldo Elias (diretor da Defesa Civil de Santa Gertrudes) e Itamar Aguiar de Souza (advogado da Câmara de Corumbataí).
O vereador Willian Bento, por volta das 12h, encerrou o evento e anunciou a 6ª edição do fórum para Corumbataí, no dia 25 de outubro.
Notícias relacionadas
Projeto corrige nomenclaturas de praças no Morumbi e na Vila Monteiro
Projeto de lei oficializa denominação de via no distrito de Ártemis
Projeto denomina vias do loteamento Residencial Parque Continental
Via pública do bairro Mario Dedini receberá denominação
Projeto revoga denominação de área do bairro Água Branca
Audiência discute, na 4ª, PLCs relacionados ao Plano Diretor
Audiência pública no dia 9 discute PLCs relacionados ao Plano Diretor
Câmara aprova realização de audiência sobre revisão da Lei Orgânica
Câmara vota requerimento que destaca apoio ao grupo "Tutor com Amor"
Câmara aprova realização de audiência sobre LOA, PPA e LDO
Incremento nas atividades da Ilumina é aprovado em segunda discussão
Na 31ª reunião ordinária, Câmara aprova 11 proposituras
Câmara analisa 11 proposituras na 31ª reunião ordinária de 2020
Câmara aprova PL que amplia convênio da Ilumina para outros cânceres