
Em apoio a políticas públicas, Presidente da Câmara visita Estação do Idoso
Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos irá impactar os processos licitatórios e as contratações diretas realizadas pela Câmara
Curso "A Lei Geral de Licitações e Contratos Administrativos e suas inovações" é dividido em 10 aulas
Crédito: Davi Negri - MTB 20.499A Câmara Municipal de Piracicaba está capacitando seus servidores para adequar os trabalhos da Casa à nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei n° 14.133/2021), que estabelece normas gerais de licitação e contratação para as administrações públicas da União, Estados, Distrito Federal e dos municípios.
Com carga horária de 40 horas, o curso "A Lei Geral de Licitações e Contratos Administrativos e suas inovações" é dividido em 10 aulas que acontecem ao longo do mês de julho. O curso tem 26 tópicos e é ministrado pela professora doutora Márcia Walquiria Batista dos Santos, pós-doutora em Gestão e Políticas Públicas pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP) e profissional com extenso currículo em licitações públicas.
De acordo com a chefe do Departamento Administrativo e de Documentação da Câmara, Milena Dionísio, a lei, que passou a vigorar no dia 1º de abril de 2021, fez diversas alterações com relação a compras públicas, o que modificará todos os procedimentos de compras realizados pela Casa, causando impactos internos e externos nos processos licitatórios e nas contratações diretas.
A capacitação dos servidores atende à Transparência Pública, um dos quatro pilares do Parlamento Aberto. Na Transparência Pública, a Câmara deve informar à sociedade sobre suas atividades legislativas e administrativas, garantindo o livre acesso às informações sobre os gastos públicos, em dados abertos, de maneira clara e informativa. Para Milena Dionísio, a capacitação do servidor público é “primordial”, independentemente de nova legislação, pois o trabalho na Câmara é "muito especifico", auditado e fiscalizado diariamente pelos órgãos de controle do Tribunal de Contas, Tribunal de Justiça e pela população como um todo. “O nosso trabalho aqui é servir e servir bem”, destacou
Estão sendo capacitados servidores efetivos dos Departamentos Administrativo e de Documentação (setor de Compras e Contratos), Financeiro, Jurídico e de Transparência, servidores da Comissão de Licitação, do Controle Interno, pregoeiros e equipe de apoio. A nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos exige a capacitação de servidores efetivos e empregados públicos para atuarem em processos licitatórios. Os órgãos públicos têm o prazo de dois anos, a partir da data de publicação da lei, para colocar em prática as novas normas gerais de licitação e contratação.
A lei n° 14.133/2021 criou o Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP), que centraliza em um site todas as licitações públicas feitas pela União, Estados, Municípios e Distrito Federal. “Além de toda transparência que temos no órgão local, com a divulgação de todas as compras, licitações, contratações diretas e contratos no Portal da Transparência, nós vamos disponibilizar esses dados no Portal Nacional de Contratações Públicas e estamos sendo capacitados para isso”, explicou a chefe do Departamento Administrativo e de Documentação da Câmara.
Em apoio a políticas públicas, Presidente da Câmara visita Estação do Idoso
PLC autoriza doações de imóveis edificados do âmbito de programas de incentivo
Frente parlamentar pede cancelamento de edital que prevê pedágios na SP-304
Câmara analisa, nesta segunda (5), pacote com seis projetos do Executivo
Vereadores de Piracicaba tomam posse como membros do Parlamento Metropolitano
Câmara lamenta a morte do ex-vereador Pedro Cruz
Poder Público ganha agilidade com sistemas feitos por servidores
Audiência deve discutir tramitação de processos de regularização de imóveis
Palestras abordam ecossistema de inovação e mudanças tecnológicas
Audiência pública debate engarrafamentos em obras na Geraldo de Barros
Câmara sedia Semana Municipal de Criatividade e Inovação
Palestras a servidores da Câmara abordam ambiente de trabalho
Frente Parlamentar contra pedágios na SP-304 é destaque em entrevista
Câmara aborda segurança e proteção infanto-juvenil no ambiente digital
Presidente da Câmara propõe ações para inclusão de alunos com TEA