Carlos ABC recebe Título de Piracicabanus Praeclarus nesta sexta-feira
Vereadora quer ampliação da sala Patrulha Maria da Penha
Em visita à sala Patrulha Maria da Penha, Rai de Almeida (PT) destaca falta de infraestrutura adequada do local
Vereadora quer ampliação da sala Patrulha Maria da Penha
Crédito: Assessoria parlamentarA vereadora Rai de Almeida (PT) esteve, nesta terça-feira (8), na sala Patrulha Maria da Penha – da Guarda Civil de Piracicaba – localizada no prédio ao lado do Terminal Central de Integração, na avenida Armando de Salles Oliveira, 2001.
Considerada um ganho para a cidade, a sala – para a vereadora Rai de Almeida – “não oferece condições adequadas de funcionamento aos servidores e ao atendimento às mulheres". De acordo com a vereadora, ao que pese a localização da sala ser muito boa – uma vez que o fato de a sala estar ao lado do Terminal Central favorece a procura e facilita o acesso a ela –, “a falta de estrutura mínima para atender as necessidades das guardas e dos guardas da Patrulha são lamentáveis”, destaca a vereadora.
“A sala é muito pequena. Um cubículo. Mal há espaços para as guardas e os guardas da Patrulha trabalharem. Não há uma cozinha, por menor que seja. Não há banheiros. Os servidores precisam usar banheiros externos que estão transformados em verdadeiros depósitos” – comenta Rai.
“O trabalho desempenhado pela Patrulha é extremamente valoroso, competente e fundamental para as mulheres de Piracicaba. A Patrulha Maria da Penha de nossa Guarda Civil é um exemplo de dedicação e trabalho voltado à sociedade. Ao que parece, o comando da Guarda e a Prefeitura Municipal de Piracicaba não valorizam esse trabalho, uma vez que não oferecem à Patrulha uma sala com condições mínimas de funcionamento. Da mesma forma, cabe destacar que na sala não há privacidade no atendimento às vítimas. Também, como não há um escriturário, escriturária ou algum atendente, acaba que às próprias guardas e os próprios guardas têm de fazer o atendimento imediato, mesmo tendo um contingente mínimo e que, evidentemente, precisa atuar em ocorrências nas ruas da cidade” – aponta Rai de Almeida.
“Vamos cobrar por um espaço adequado para a Patrulha Maria da Penha. Que seja central, de fácil acesso e que tenha estrutura capaz de oferecer dignidade às guardas e aos guardas – e também à cidadã e ao cidadão que necessitem da Patrulha”, diz Rai.
A vereadora destaca que conversará com o comando da Guarda e com o Executivo Municipal a fim de auxiliar na procura de um novo espaço ou de alguma possibilidade de ampliação dessa sala. “Já está na nossa pauta essa questão. A Patrulha Maria da Penha faz um trabalho muito importante e precisa ser valorizado”, finaliza Rai.
Notícias relacionadas
Câmara enaltece ativismo e contempla mulheres em projetos e serviços
Vereadora critica corte de gastos e ajuste fiscal
Câmara apela por Censo de Segurança Alimentar e Nutricional
Revisão do PPA é aprovada com uma emenda
Projeto de lei presta homenagem a integrante do Movimento Negro
Licitação para compra de material didático é tema de requerimento
Reestruturação dos serviços de saúde será tema de audiência pública
Vereadora participa de Levante Feminista em Brasília
Reunião Pública vai debater água e saneamento público
Projeto oficializa comemoração do aniversário do XV de Piracicaba
Câmeras em pontos estratégicos reforçam segurança da região de Artemis
Vereadora cobra adesão do município ao Sistema de Segurança Alimentar
Oito proposituras são aprovadas na 64ª Reunião Ordinária
Violência contra a mulher: 16 Dias de Ativismo terá solene em novembro