Requerimento aprova Fórum de Direito Previdenciário, em prol do Idoso
Câmara integra campanha pela correção da tabela do imposto de renda
Ações serão desenvolvidas no Fórum Permanente de Direito Previdenciário, Direito do Trabalho e Defesa dos Direitos do Idoso
Diretoria do Conespi formalizou convite ao presidente Matheus Erler
Crédito: Davi Negri - MTB 20.499A Câmara integra a campanha “Correção da Tabela do Imposto de Renda Já! Chega de Injustiça Social”, lançada esta semana pelo Conespi (Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba). A adesão ocorreu na manhã desta quinta-feira (23), quando os diretores da entidade procuraram o presidente Matheus Erler (PTB) para formalizar o convite. Com isso, várias iniciativas serão desenvolvidas na Casa a partir do Fórum Permanente de Direito Previdenciário, Direito do Trabalho e Defesa dos Direitos do Idoso.
O mote da campanha é acabar com a defasagem do Imposto de Renda, de 88,4%, que ocorre desde 1996, quando houve a conversão da tabela para Reais. O Conespi afirma que a correção implicaria na retenção do imposto aos trabalhadores com renda a partir de R$ 3.556,56 mensais, o que hoje ocorre com aqueles que recebem a partir de R$ 1.903,98.
O presidente do Conespi, Wagner da Silveira, o Juca, o vice-presidente José Antonio Fernandes Paiva e o primeiro secretário Francisco Pinto Filho informaram que o objetivo é que a campanha ganhe corpo na esfera nacional e que a Câmara é a primeira instituição recorrida pelos sindicatos, por ser a representante, no processo democrático, dos anseios da sociedade piracicabana. “É uma luta apartidária e de interesse de todas as categorias de trabalhadores”, disse Paiva. “Com a inflação podendo chegar a 4,5%, o que o trabalhador receber de reajuste se perderá durante o ano no pagamento do Imposto de Renda”, reforçou Juca.
Ao manifestar o interesse de a Câmara aderir à iniciativa, Erler propôs que as discussões integrem o Fórum Permanente de Direito do Trabalho e comentou da possibilidade de a Casa de Leis sediar audiências públicas sobre o tema, além de colaborar para a elaboração de um documento, a ser enviado aos governantes em Brasília. “A Câmara jamais se furtou de lutar pelos direitos sociais e não será diferente desta vez. Da mesma forma que o Conespi foi nosso parceiro na campanha contra a reforma da Previdência Social, não será diferente desta vez”, disse Erler.
Além disso, a Câmara será um dos pontos de coleta do abaixo-assinado pela correção da tabela, criado pelo Conespi. A Casa dará suporte ainda no desenvolvimento de campanhas institucionais no site oficial, rádio Web e TV Câmara, por meio dos departamentos de Comunicação e da TV Legislativa.
Da reunião desta quinta-feira também participaram Gilberto Luis Christofoletti e Paulo Afonso de Lima, representantes do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba e Região, além dos diretores da Câmara: Mauro Rontani (Administração), Fábio Dionísio (Assuntos Legislativos) e Valéria Rodrigues (Comunicação).
(Assista no player a reportagem veiculada pelo Jornal da Câmara)
Notícias relacionadas
Em solenidade, Câmara entrega placa com as 13 vereadoras eleitas
Salão nobre: descerramento de placa reforça Câmara Inclusiva
Câmara entrega galeria dos ex-presidentes, com sistema de QR-Code
Em homenagem a patrono, Câmara abre Memorial Prudente de Moraes
'Sentimento de dever cumprido', diz Matheus Erler ao fim de 2 mandatos
Rotatória será denominada de Anna Fidelis de Almeida Corrêa
Câmara aprova realização de audiência sobre revisão da Lei Orgânica
Câmara vota requerimento que destaca apoio ao grupo "Tutor com Amor"
Pandemia da Covid-19 tornou a campanha atípica, diz Matheus Erler
Câmara aprova realização de audiência sobre LOA, PPA e LDO
Piracicabano que dedicou 50 anos ao Cartório de Notas será homenageado
Incremento nas atividades da Ilumina é aprovado em segunda discussão
Na 31ª reunião ordinária, Câmara aprova 11 proposituras
Câmara analisa 11 proposituras na 31ª reunião ordinária de 2020