EM PIRACICABA (SP) 14 DE MAIO DE 2010

Câmara realiza solenidade pelo Dia do Assistente Social

A Câmara de Vereadores de Piracicaba, conforme iniciativa do Vereador Bruno Prata (PSDB) realizou na noite de hoje (14/05/10), às 19h00, nas dependências do Salão N (...)




Toque na imagem para aumentar
Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946


A Câmara de Vereadores de Piracicaba, conforme iniciativa do Vereador Bruno Prata (PSDB) realizou na noite de hoje (14/05/10), às 19h00, nas dependências do Salão Nobre Prof. Helly de Campos Melges, com transmissão ao vivo pela TV Câmara, canal 08 da Net e pela rede mundial de computadores, a internet, no site eletrônico camarapiracicaba.sp.gov.br, a reunião solene que marca em Piracicaba o Dia do Profissional de Assistência Social (15), ano 2010. Na oportunidade foram homenageadas as assistentes sociais: Maria Angélica Ferrato dos Santos Guercio (Secretária Municipal de Desenvolvimento Social), Maria Aparecida Ribeiro Germek (Coordenadora do Curso de Serviço Social das Faculdades Integradas Maria Imaculada e Diretora da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social - Regional de Piracicaba) e Masako Kimati (in memorian), representada por sua filha, Mayara Mimitri Petri, que durante 22 anos desenvolveu atividades em diversas áreas da Secretaria Municipal de Educação, realizando trabalhos com a comunidade e também com o projeto Clubin, atendendo crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.


Na formação da Mesa Diretiva dos trabalhos da noite, o vereador Bruno Prata, autor da solenidade; a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Maria Angélica Guércio, que na ocasição representou o prefeito de Piracicaba, Barjas Negri (PSDB); Hermas Germek, diretor da Fatec, Centro Paula Souza; Irmã Carminha Rodrigues; Ana Lúcia, da Arcelor Mittal; o diretor das Faculdades Anhanguera, Rogério Teixeira da Cruz. E, o presidente da Câmara, José Aparecido Longatto (PSDB). O vereador André Bandeira (PSDB) foi representado pela assessora Elenice Gayad. Já os vereadores José Luiz Ribeiro (PSDB) e José Pedro Leite da Silva (PR) enviaram justificativa de ausência. Os musicistas Marcos Abreu, no Sax e Samuel Gustinelli, no piano garantiram a parte cultural da solenidade.


Para fazer uso da palavra, o vereador Bruno Prata discorreu sobre a história do serviço social até os dias atuais. E, ressaltou a importãncia de homenagear estes profissionais que não tinham comemoração específica para coroar as inúmeras atuações perante as demandas sociais, pelos relevantes trabalhos na sociedade, em busca de caminhos para minorar o sofrimento do ser humano, que vão à procura da promoção das pessoas. Também considerou os aspectos peculiares que marcam a primeira homenagem da Câmara, onde foi indicada a secretária de Desenvolvimento Social. E, ressaltou o legado de Masako Kimati, num trabalho sério, que fazia com o coração. E, enfatizou a atuação de Maria Ribeiro Germek citando sua formação escolar, com graduação em Economia Doméstica pela USP e, especialista em Metodologia do Ensino Superior, pela Faculdade de Serviço Social e Universidade Estadual Júlia de Mesquita - Unesp. Ao finalizar suas considerações o vereador Bruno Prata mencionou uma de suas assessoras, Antonia, que também é Assistente Social.


Maria Angélica Guercio ocupou a tribuna de honra da solenidade para registrar sua condição de representante do prefeito, bem como representando a classe de Assistentes Sociais, no que agradeceu a acolhida da Câmara em realizar tal evento no Legislativo. Disse da condição privilegiada de Piracicaba, num trabalho de muito afinco. Com relação à homenagem à Masako ressaltou a oportunidade de satisfazer uma preocupação da categoria em referendar a colega para homenagens póstumas. Finalizou suas considerações agradecendo toda equipe de trabalho que viabilizou a solenidade. Também falou da alegria na deferência da Câmara e da importãncia de reconhecer uma profissão que muitas vezes passa como assunto de pequena monta.


O presidente da Câmara, José Aparecido Longatto enalteceu a iniciativa de Bruno Prata na homenagem. E, comentou sobre os dons inerentes à cada um, sendo que o Assistente Social se destaca em função do trabalho junto aos menos favorecidos, o que evidencia a importância destes profissionais. Também considerou a condição primordial da mulher na perpetuação da espécie humana. E, o papel do Legislativo no processo democrático.

A sequência da solenidade comportou a exibição de um filme, com destaque ao papel do Assistente Social, com detalhamento da atuação das contempladas da noite, incluindo o legado de Masako Kimati, que em vida realizou relevantes serviços sociais na formação dos jovens.


Para falar em nome das homenageadas, Maria Aparecida Ribeiro Germek, também em nome da categoria agradeceu a Câmara na concessão da honraria e, comentou sobre os 70 anos de serviço social no Brasil e, quase 50 em Piracicaba, com início de atividades em 1963. Lembrou que a Faculdade Maria Imaculada formou inúmeros profissionais. Disse que a atuação dos profissionais está inserida nas mais diferentes ações sociais, na luta por direitos de cidadania, tendo como meta final o reconhecimento da classe.

 

 

15 de Maio - Dia do Assistente Social


O assistente social, por sua formação, é um profissional capaz de analisar a realidade social com a qual irá atuar e, a partir do relacionamento estabelecido com o usuário e sua validade, ele constrói sua estratégia de atuação. Assim, a partir da renovação do Serviço Social, esse profissional vem atuando de forma a oportunizar a participação dos usuários nas políticas a eles destinadas, visando fortalecer os aspectos de serviços socio-assistenciais.


O exercício do profissional de serviço social é extremamente complexo e requer de quem o faz, fundamentação teórica, metodológica e ética, o que vem contrariar o discurso popular de que qualquer pessoa, mesmo sem preparo, poder ser um Assistente Social.


Considerando a intersetorialidade nas ações da área de Assistente social, o profissional de serviço social , precisa ser dinâmico, cuja rapidez de pensamento, permita que sugira ações em igualdade de condições com os demais profissionais; precisa ter criatividade, ter consciência crítica e formação continuada.


O mercado de trabalho exige não apenas profissionais de competência técnica, mas também, de profissionais dotados de autoconfiança em postura ética. Os novos conhecimentos devem estar voltados para a nova dinâmica do mundo do trabalho e para desenvolver uma compreensão, que permita interpretar os dados que surgem da economia, como a leitura de documentos estatísticos de modo a que possamos entender as análises que circulam tanto nos meios profissionais, como nos meios de comunicação de massas.


Atualmente, o mercado de trabalho exige profissionais mais qualificados, mas especificamente no caso do profissional de serviço Social deve ser capaz de repensar não só a realidade social, mas também a profissão, tendo uma visão holística do social, que forneça tão somente sua intervenção, mas também seu crescimento profissional.

 

Martim Vieira Mtb 21.939

Fotos: Davi Negri Mtb 22.946

Câmara Legislativo

Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939

Notícias relacionadas