Câmara Inclusiva, de Piracicaba, é modelo em evento de acessibilidade
Câmara terá 15 horas de cobertura inédita das eleições
Especial terá cobertura fotográfica, cinematográfica e produção de matérias sobre toda a movimentação na cidade, do início da votação até o resultado das urnas.
Especial “Parlamento Aberto nas Urnas” terá 15 horas de duração.
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401A Câmara realiza neste domingo (15), a partir das 6h45, a cobertura do primeiro turno das eleições municipais. O especial “Parlamento Aberto nas Urnas” terá 15 horas de duração e acompanhará toda a movimentação na cidade, com entradas ao vivo ao longo do dia, entrevistas, análises de especialistas, apuração dos votos e repercussão com os eleitos, que estarão nos estúdios após o resultado.
A cobertura será exibida ao vivo na TV Câmara nos canais 11.3 em sinal aberto digital, 4 da Claro/Net e 9 da Vivo Fibra, com transmissão simultânea no site, YouTube, Facebook e na Rádio Câmara Web. Toda a transmissão das eleições terá tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras), permitindo a inclusão das pessoas com deficiência.
A abertura do programa, às 6h45, trará boletins em tempo real, as primeiras horas de votação, as novidades do dia da eleição e a movimentação nas seções eleitorais. As entradas ao vivo de repórteres espalhados por diversos locais da cidade acontecem durante todo o período da programação.
Às 9h15, vai ao ar a reprise do programa "Parlamento Aberto Entrevista", com a presença dos juízes eleitorais Wander Pereira Rossette Júnior, Mauro Antonini e Rodrigo Pares Andreucci, titulares das 93ª, 270ª e 244ª zonas eleitorais, respectivamente.
No ‘Fala Jovem’, às 10h, três estudantes de perfis distintos falarão sobre política, eleições e o futuro da cidade. A seguir, às 11h30, o noticiário será atualizado com o registro da votação dos candidatos a prefeito.
Em “Projetos da Casa”, terceiro programa ao vivo, às 12h, servidores da Casa e o presidente do Comdef (Conselho Municipal de Proteção, Direitos e Desenvolvimento da Pessoa com Deficiência), Wander Viana Souza, falarão sobre o projeto Câmara Inclusiva. No segundo bloco, a abordagem será sobre as atribuições do Departamento de Documentação e Transparência e, no encerramento, a conversa abordará as conquistas do programa "Parlamento Aberto".
Na sequência, às 13h30, será exibido o programa "Orçamento Aberto", que explica o conceito e as etapas de apresentação das peças orçamentarias do município, com foco no PPA (Plano Plurianual), na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e na LOA (Lei Orçamentária Anual).
O “Parlamento Aberto nas Urnas – Debate”, às 14h, reunirá os professores Victor Côrte Real e Rose Bars, que farão análises de como as mudanças no regramento e na conjuntura do país, causadas pela pandemia do novo coronavírus, influenciaram no formato das campanhas este ano.
Às 15h30, serão exibidas 24 reportagens do projeto Parlamento Aberto nas Urnas. Elas conscientizam sobre a importância do voto, esclarecem as regras do período, traçam o perfil do eleitorado e detalham as estatísticas sobre os candidatos a vereador e prefeito, bem como a participação feminina no processo.
A partir das 17h, as equipes entrarão ao vivo para acompanhar a apuração dos votos em tempo real, com convidados para analisar os resultados. Os candidatos eleitos estarão na Câmara para participar das entrevistas no estúdio.
O projeto Parlamento Aberto nas Urnas, idealizado em agosto, integra, de forma inédita, todos os profissionais dos departamentos de Comunicação, TV Legislativa, Cerimonial e Administrativo da Casa. “São mais de 40 profissionais ligados à atividade jornalística a postos para trazer informações confiáveis, de forma ágil e segura”, garante o diretor da TV Câmara, Felipe Marchiori.
Valéria Rodrigues, diretora do Departamento de Comunicação da Casa, lembra que esta será uma eleição diferente, marcada pelos cuidados exigidos pela pandemia do coronavírus. “Para garantir a segurança de todos os envolvidos, os profissionais seguirão mantendo as medidas que já estão sendo adotadas desde o início da pandemia, respeitando os protocolos indicados pela Organização Mundial da Saúde.”
Segundo ela, a programação especial da cobertura das eleições 2020 é ancorada nos princípios do programa Parlamento Aberto, que preza pela participação popular e transparência. “Como forma de se aproximar ainda mais do cidadão, a Câmara presta um serviço jornalístico de utilidade pública com informações em tempo real, de forma completa, dinâmica e inédita”, ressalta Valéria.
SERVIÇO: Cobertura Especial das Eleições 2020. Domingo, 15 de novembro, a partir das 6h45. TV Câmara nos canais 11.3 em sinal aberto digital, 4 da Claro/Net e 9 da Vivo Fibra, com transmissão simultânea no site, YouTube, Facebook e na Rádio Câmara Web. Informações: (19) 3403-6550.
Notícias relacionadas
Câmara de Piracicaba participa de evento nacional sobre acessibilidade
Workshop destaca ações da Câmara em acessibilidade na Comunicação
Lista de WhatsApp oferece informações sobre os eventos da Câmara
Câmara leva experiência local à Semana de Governo Aberto
Câmara Inclusiva: banheiros do Salão Nobre serão acessíveis a PCD
Câmara disponibiliza Expediente das sessões para consulta on-line
Parlamento Aberto Entrevista debate Libras na educação de crianças
Câmara realiza audiência pública para discussão da LDO 2022
Governo Aberto: em revisão de plano, acessibilidade tem novo contexto
Câmara adere ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção
Governo Aberto: Câmara integra oficinas para revisão de Plano de Ação
Live debate mês de conscientização sobre a violência contra a mulher
Proposta de emenda impositiva foi bem aceita, avalia Ana Pavão
Palestra destaca importância da conscientização sobre atrofia muscular