EM PIRACICABA (SP) 26 DE NOVEMBRO DE 2020

Em entrevista, Luciano Almeida defende gestão descentralizada

Candidato que disputa o segundo turno da eleição pelo Democratas classifica que novo modelo deverá agilizar serviços de zeladoria




Toque na imagem para aumentar

Parlamento Aberto nas Urnas com o candidato Luciano Almeida foi ao ar nesta quarta-feira

Crédito: Davi Negri - MTB 20.499




O candidato pelo Democratas, Luciano Almeida, defendeu modelo de gestão descentralizada como “uma forma de melhorar a eficiência dos serviços de zeladoria”. Ele participou, na noite desta quarta-feira (25), de entrevista no programa Parlamento Aberto nas Urnas, desenvolvido pelos departamentos de Comunicação e TV Legislativa da Câmara de Vereadores de Piracicaba. 

“Estamos querendo resgatar a participação popular, voltar a atuar com entidades e associações de bairro, em que a gente possa descentralizar a gestão pública, onde tenha seis representações regionais e cinco distritais em Piracicaba, onde exista um orçamento próprio e uma estrutura própria, em que as primeiras coisas relacionadas àquele bairro sejam definidas pelas pessoas daquele bairro e região”, apontou o candidato, que disputa o segundo turno da eleição municipal contra o atual prefeito e candidato à reeleição, Barjas Negri (PSDB). 

Luciano criticou que, embora existam as ferramentas de participação, como Orçamento Participativo e audiências públicas, “são apenas para cumprir tabela” e não reverte em benefícios à população. “Há um desgaste em que a sociedade leva as demandas, mas nenhuma delas era incluída no orçamento”, diz. 

Desta maneira, Luciano defende que é uma forma de resgatar “sentimento de participação”, em que as pessoas reconheçam os equipamentos públicos como sendo coletivo e não da Prefeitura. “Primeiro, a sociedade ajuda a definir o que quer fazer; segundo, ela verá aquilo que ela definiu como prioridade sendo realizado; e, terceiro, irá fiscalizar a execução. Quando ela pertence que tudo isso pertence a nós, ela passa a cuidar como se fosse a sua casa”, disse.

PARCERIAS – No plano de governo apresentado pelo candidato, as parcerias público-privadas são defendidas como uma maneira de otimizar os recursos, sobretudo no que se refere à saúde. “Hoje a gente acaba usando as estruturas dos hospitais da cidade quando o problema fica caro e é mais difícil resolver, porque não pensar nestas estruturas e fazer o atendimento básico”, defende. 

Ainda na lógica de busca por parcerias, Luciano defende como um caminho para buscar qualificação contínua da educação. “Quando atuei no Governo do Estado, vi uma parceria para levar projetos tecnológicos às escolas, onde, dentro de um projeto-piloto realizado com 23 unidades, eles chegavam com um pacote completo para ter qualidade e isso deu muito resultado”, citou. 

Na proposta de geração de emprego e renda, o candidato trouxe à tona sua experiência enquanto diretor na Agencia Investe São Paulo para sugerir um modelo semelhante a ser adotado na cidade. “A Investe Pira teria uma função estratégica de divulgar o Município mundo afora para atrair investimentos e, se a gente conseguir constituir essa proposta, vamos sair na frente na busca por grandes empresas”, disse. Ele defendeu ainda o Banco do Povo enquanto gerador de empregos. “Tem o menor índice de inadimplência”, lembrou.

PARLAMENTO ABERTO NAS URNAS – O programa organizou entrevistas com os candidatos baseados nos planos de governo. Nesta quinta-feira (26), às 21h, será a vez do candidato à reeleição Barjas Negri (PSDB).

O segundo turno da eleição municipal acontece neste domingo (29), das 7h às 17h. A Justiça Eleitoral informa que os locais de votação deverão adotar protocolos sanitários por conta da pandemia do novo coronavírus.

Eleições 2020 Parlamento Aberto Nas Urnas

Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas