EM PIRACICABA (SP) 04 DE OUTUBRO DE 2017

Essências da Vida e palestras marcam o segundo dia da Semana do Idoso

A Semana do Idoso é uma iniciativa do vereador Matheus Erler (PTB), por meio do Fórum Permanente de Direito Previdenciário e Direito dos Idosos




Toque na imagem para aumentar

Lucas Machado, um dos autores da mostra Essências da Vida, ao lado de familiares

Crédito: Davi Negri - MTB 20.499


A noite da terça-feira (3) foi marcada pelo lançamento da exposição fotográfica “Essências da Vida”, de autoria dos estagiários do Departamento de Comunicação Institucional da Câmara de Vereadores de Piracicaba, Lucas Machado e Laura leite e por duas palestras que abordaram a violência contra o idoso e a doença de Alzheimer. A mostra, contou Machado, é uma realização profissional e, acima de tudo, uma maneira de “se colocar no lugar do outro”. 

Uma das pautas fotográficas que marcou o autor foi conhecer a história do “seo João”, no bairro Parque Piracicaba. Um idoso com os seus 92 anos, “cheio de vitalidade, que tem uma banda e toca banjo, cavaquinho e violão”, relatou Lucas Machado. “Eu com 29 anos de idade tenho um violão parado em casa e ainda não aprendi a tocar. São exemplos de vida e de superação...são as essências da vida”. A exposição, que retrata os idosos nas suas mais diversas formas de viver, pode ser vista no hall do salão nobre do Legislativo de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Após a abertura da mostra, os convidados acompanharam a palestra da vereadora Coronel Adriana (PPS) sobre a violência contra os idosos. Tenente-coronel da Polícia Militar, Adriana expôs dados preocupantes: ao analisar cerca de oito mil boletins de ocorrências em Piracicaba, no ano de 2016, constatou que, desses, 164 apontavam para algum tipo de violência sofrida pelo idoso. “E geralmente essa violência é praticada por algum membro familiar, sejam filhos, noras, genros, maridos”.

A outra palestra, proferida pela terapeuta e especialista em Acupuntura, Lívia Maria Baltieri da Silva, trouxe como tema “Alzheimer e estimulação cognitiva”. Ela mostrou os males causados pela doença.

Autor da Semana do Idoso, o presidente da Câmara Matheus Erler (PTB) destacou a cartilha do idoso, lançada pelo seu mandato parlamentar na manhã da última segunda-feira (2). Erler ficou indignado ao saber da violência sofrida pelos idosos, após ter ciência da estatística apresentada pela vereadora Coronel Adriana. “Muitos idosos, mesmo sofrendo maus tratos, não denunciam porque amam seus filhos, seus parentes próximos. Infelizmente eles (idosos) não sabem de seus direitos”.

As atividades da Semana do idoso continuam nesta manhã, na praça José Bonifácio, com o lançamento da campanha “Idoso Ativo”.

Fórum Previdência, do Idoso e do Trabalho Matheus Erler

Texto:  Marcelo Bandeira - MTB 33.121
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas