EM PIRACICABA (SP) 04 DE DEZEMBRO DE 2017

Fórum da Unimep recebe reitor e tem audiência com prefeito nesta terça

Encontros têm como objetivo encontrar soluções para os problemas apresentados por professores, alunos e funcionários.




Toque na imagem para aumentar

Primeira reunião do Fórum em Defesa da Unimep ocorreu em 16 de novembro

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946


Dando continuidade às discussões sobre a situação de crise da Universidade Metodista de Piracicaba, o Fórum em Defesa da Unimep recebe, nesta terça-feira (5), às 9h, na Câmara de Vereadores de Piracicaba, o reitor interino da instituição, Fábio Josgrilberg. No mesmo dia, os integrantes do grupo terão audiência com o prefeito Barjas Negri (PSDB) em seu gabinete. Ambos os encontros têm como objetivo encontrar soluções para os problemas apresentados por professores, alunos e funcionários.

Desde o começo do ano, docentes enfrentam dificuldades com a falta de diálogo entre os gestores da instituição de ensino e a comunidade acadêmica, além da perda de autonomia da universidade. Apesar da suspensão da greve, que teve início em 31 de julho, os problemas continuam, segundo o presidente da Adunimep (Associação dos Docentes da Unimep), Milton Solto.

"Desde que foi alterado o sistema interno, os professores não conseguem ter acesso à lista de frequência dos alunos, muito menos ao plano de ensino, além estarem com os salários atrasados. Os alunos não conseguem pagar matrículas, boletos e documentos importantes para a continuidade de estágios e descontos", comentou.

Segundo o presidente da Câmara e autor do Fórum, Matheus Erler (PTB), o Legislativo municipal está acompanhando os problemas enfrentados desde o começo e vai continuar buscando diálogo e ações que resolvam as questões administrativas que estão gerando crise em uma das instituições de ensino mais importantes do país.

"Sabemos que a universidade é uma instituição particular, porém já faz parte do patrimônio cultural e científico da cidade. Não tem como não lutarmos por ela", defendeu.

REITOR - Em visita ao presidente da Câmara, no último dia 14, Josgrilberg destacou que a Unimep precisa do diálogo com a comunidade universitária para superar os desafios da crise instalada neste ano na instituição por conta de ajustes administrativos e de gestão.

Diante disso, Erler mediou o encontro entre o reitor e os membros do Fórum. "O reitor se mostrou aberto para ouvir professores, funcionários e alunos, por isso trabalhamos no sentido de ser uma ponte de diálogo, para que, juntos, nós encontremos soluções", comentou.

REQUERIMENTO - Após a primeira reunião do Fórum, em 16 de novembro, Erler e Maestro Jonson (PSDB), presidente da Comissão de Educação da Câmara, apresentaram o requerimento 767/2017, em que pedem informações à Prefeitura sobre a universidade.

Na propositura, os parlamentares querem saber qual o número de beneficiados, pela Prefeitura, com a bolsa de estudos de 50% —conforme o decreto 13.411/2009— e qual o valor despendido pelo Executivo com a concessão delas.

Além disso, Erler e Jonson questionam se a Unimep goza de alguma isenção tributária por parte do Executivo local, se o município paga algum outro valor para a universidade e se os convênios que atendem a comunidade estão tendo continuidade ou sofrendo precarização pela atual forma de gestão da instituição de ensino.

Fórum Defesa da Unimep Matheus Erler

Texto:  Assessoria parlamentar

Notícias relacionadas