Câmara e Unimep constroem parceria em diversas ações
Fórum em Defesa da Unimep é criado; entidades indicarão representantes
Fórum será composto por vereadores e representantes de cinco organizações (quatro sindicais e uma estudantil) ligadas à Unimep.
Erler discutiu na tribuna o projeto de decreto legislativo, aprovado nesta segunda-feira
Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946Serão enviados nesta quarta-feira (11) os ofícios às cinco organizações (quatro sindicais e uma estudantil) que compõem o Fórum em Defesa da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) para que indiquem os nomes de quem as representarão nos encontros. Todos os vereadores também serão convidados a participar da instância de debates.
O fórum que discutirá a situação da tradicional escola de ensino superior foi criado oficialmente nesta segunda-feira (9), com a aprovação, durante a 58ª reunião ordinária, do projeto de decreto legislativo 52/2017, de iniciativa do presidente da Câmara, Matheus Erler (PTB).
Segundo a assessoria do parlamentar, a expectativa é de que até a próxima segunda-feira (16) sejam conhecidos os representantes (um titular e um suplente) da Adunimep (Associação dos Docentes da Unimep), do Sinpro (Sindicato dos Professores), da Afiep (Associação dos Funcionários do Instituto Educacional Piracicabano) e do Sindicato dos Auxiliares em Administração Educacional de Piracicaba, além da indicação de um representante titular pelo DCE (Diretório Central de Estudantes).
Confirmados os nomes, a primeira reunião do Fórum deve ocorrer ainda este mês. A ideia é de que os encontros possibilitem "discutir os problemas inerentes à universidade e que afetem a sociedade piracicabana, bem como sugerir medidas" à direção da instituição, como salientou o autor do projeto de decreto legislativo.
Ao discutir a propositura, na tribuna, Erler relembrou a participação incisiva da Câmara no acompanhamento da crise vivida pela Unimep, que teve em agosto o momento de maior tensão, com a paralisação dos professores como forma de protesto contra o atraso de salários, a destituição do reitor Márcio de Moraes e a série de problemas gerados pela troca do sistema de informática então utilizado pela instituição.
"A Câmara, mais uma vez, não se furtou de estar junto com a população: apoiou as reivindicações de professores, alunos e funcionários e realizou ações com o objetivo de normalizar o impasse relatado, bem como para solicitar o diálogo da Rede Metodista de Educação com entidades representantes dos docentes e alunos, já que eles apenas queriam chegar a um acordo sobre o que poderia ser feito", disse Erler.
O vereador destacou a reunião pública que atraiu cerca de 300 pessoas à Câmara em 17 de agosto, o abaixo-assinado on-line em favor da recondução de Márcio de Moraes ao cargo de reitor da Unimep e a moção de apelo, sobre o mesmo assunto, enderaçada à Rede Metodista de Educação.
"É certo que a Unimep é uma instituição particular ligada à Igreja Metodista, porém toda essa situação de instabilidade afeta a cidade como um todo. E esta Casa não pode se furtar de trazer o debate e propor medidas, junto com a comunidade acadêmica, para auxiliar, de algum modo, na solução desses problemas, sempre visando à autonomia da Unimep e invocando sua história de luta pela democracia", concluiu o parlamentar.
Notícias relacionadas
Unimep cogita venda de patrimônio para pagar débitos trabalhistas
Reunião pública debate a situação atual da crise na Unimep
Em solenidade, Câmara entrega placa com as 13 vereadoras eleitas
Salão nobre: descerramento de placa reforça Câmara Inclusiva
Câmara entrega galeria dos ex-presidentes, com sistema de QR-Code
Em homenagem a patrono, Câmara abre Memorial Prudente de Moraes
'Sentimento de dever cumprido', diz Matheus Erler ao fim de 2 mandatos
Rotatória será denominada de Anna Fidelis de Almeida Corrêa
Câmara aprova realização de audiência sobre revisão da Lei Orgânica
Câmara vota requerimento que destaca apoio ao grupo "Tutor com Amor"
Pandemia da Covid-19 tornou a campanha atípica, diz Matheus Erler
Câmara aprova realização de audiência sobre LOA, PPA e LDO
Piracicabano que dedicou 50 anos ao Cartório de Notas será homenageado
Incremento nas atividades da Ilumina é aprovado em segunda discussão