Especialista alerta para perigo de poda excessiva de árvores
Paisagismo ecológico é tema de Fórum de Arborização Urbana
Encontro mensal do Fórum foi realizado online, na manhã desta quinta-feira (18)
O encontro foi realizado online
Os conceitos e as aplicações do paisagismo ecológico foram discutidos na reunião mensal do Fórum de Arborização Urbana, realizado na manhã desta quinta-feira (18), online, devido às medidas de isolamento social impostas para desacelerar a transmissão do novo coronavírus. A engenheira florestal Marcela Minatel Locatelli fez uma apresentação sobre os tipos de paisagismos usados no mundo, que ocasionam a perda da biodiversidade, e deu exemplos da utilização do paisagismo ecológico para reverter esse quadro.
Na reunião, mediada pela vereadora Nancy Thame (PV), coordenadora do Fórum, Marcela Locatelli destacou que o paisagismo utilizado atualmente tem baixa diversidade de paisagem e é baseado na estética, o que acarreta o distanciamento da mata nativa. Como solução para esse quadro, a engenheira florestal discorreu sobre as vantagens do paisagismo ecológico para conservação da biodiversidade com exemplos de iniciativas praticadas no Brasil que priorizam espécies nativas nas paisagens.
Para a vereadora Nancy Thame, as iniciativas que utilizam o paisagismo ecológico “dão ânimo e motivação”, inclusive para revisar a legislação e pensar dentro de um plano para Piracicaba. “São ações dentro de um conceito e dentro de um modelo de gestão, e aí tem que dar força para esses espaços”, afirmou.
O professor Afonso Peche Filho, doutor em ciências ambientais, também participou da reunião e destacou a importância da capacitação dos servidores públicos, especialmente do departamento de serviços públicos da cidade. Segundo ele, as equipes que cuidam da manutenção e da fiscalização precisam de um treinamento para poder valorizar o que é mais importante para a cidade sobre o aspecto do paisagismo.
O encontro online também teve a participação de representantes da Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente), do CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo), da consultoria ambiental da CPFL e da advogada Aline Meme Gallo, assessora do vereador Carlos Gomes da Silva, o Capitão Gomes (PP), parlamentar que integra o Fórum de Arborização Urbana.
IPTU VERDE - O tema IPTU Verde também foi abordado na reunião. A advogada Aline Gallo, assessora do vereador Capitão Gomes, falou sobre as iniciativas da Câmara de Vereadores para implantação desse IPTU, dando destaque para o requerimento 509/2018, de autoria da vereadora Nancy Thame.
Para Aline Gallo, o IPTU verde é um incentivo que “realmente funciona” para conscientizar a população sobre a importância de adotar práticas ambientais e tecnologias sustentáveis. Segundo ela, o IPTU Verde pode e deve ser usado na gestão pública para buscar o equilíbrio ecológico no meio urbano: “É mais uma oportunidade para reverter alguns efeitos da expansão urbana, como por exemplo, a desarborização que aconteceu pela alta concentração da população e expansão do território”, afirmou a advogada.
PAISAGISMO ECOLÓGICO - A engenheira florestal Marcela Locatelli também abordou o tema paisagismo ecológico em uma aula da Escola de Legislativo. A aula pode ser conferida no canal do Youtube da Escola, através do link https://www.youtube.com/watch?v=C3WZzhnWhj8
Notícias relacionadas
Fórum de Arborização irá avaliar continuidade de políticas públicas
Comissão de acompanhamento reforçará políticas de arborização
Fórum Permanente de Arborização Urbana se reúne nesta quarta (14)
Vereadores destacam importância do Fórum Permanente de Arborização
Requerimento confirma permanência do Fórum de Arborização
Proposta articula sociedade e poder público para ocupar área verde
Em solenidade, Câmara entrega placa com as 13 vereadoras eleitas
Escola do Legislativo recebe o nome de “Antonio Carlos Danelon”
Salão nobre: descerramento de placa reforça Câmara Inclusiva
Câmara entrega galeria dos ex-presidentes, com sistema de QR-Code
Em homenagem a patrono, Câmara abre Memorial Prudente de Moraes
Devido à pandemia, Câmara define regras rígidas para posse
Promotora aposentada recebe Título de Cidadã Piracicabana
Conjunto de choro Água de Vintém é homenageado com moção de aplausos