EM PIRACICABA (SP) 18 DE JUNHO DE 2020

Paisagismo ecológico é tema de Fórum de Arborização Urbana

Encontro mensal do Fórum foi realizado online, na manhã desta quinta-feira (18)




Toque na imagem para aumentar

O encontro foi realizado online




Os conceitos e as aplicações do paisagismo ecológico foram discutidos na reunião mensal do Fórum de Arborização Urbana, realizado na manhã desta quinta-feira (18), online, devido às medidas de isolamento social impostas para desacelerar a transmissão do novo coronavírus. A engenheira florestal Marcela Minatel Locatelli fez uma apresentação sobre os tipos de paisagismos usados no mundo, que ocasionam a perda da biodiversidade, e deu exemplos da utilização do paisagismo ecológico para reverter esse quadro.  

Na reunião, mediada pela vereadora Nancy Thame (PV), coordenadora do Fórum, Marcela Locatelli destacou que o paisagismo utilizado atualmente tem baixa diversidade de paisagem e é baseado na estética, o que acarreta o distanciamento da mata nativa. Como solução para esse quadro, a engenheira florestal discorreu sobre as vantagens do paisagismo ecológico para conservação da biodiversidade com exemplos de iniciativas praticadas no Brasil que priorizam espécies nativas nas paisagens.

Para a vereadora Nancy Thame, as iniciativas que utilizam o paisagismo ecológico “dão ânimo e motivação”, inclusive para revisar a legislação e pensar dentro de um plano para Piracicaba. “São ações dentro de um conceito e dentro de um modelo de gestão, e aí tem que dar força para esses espaços”, afirmou.

O professor Afonso Peche Filho, doutor em ciências ambientais, também participou da reunião e destacou a importância da capacitação dos servidores públicos, especialmente do departamento de serviços públicos da cidade. Segundo ele, as equipes que cuidam da manutenção e da fiscalização precisam de um treinamento para poder valorizar o que é mais importante para a cidade sobre o aspecto do paisagismo.

O encontro online também teve a participação de representantes da Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente), do CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo), da consultoria ambiental da CPFL e da advogada Aline Meme Gallo, assessora do vereador Carlos Gomes da Silva, o Capitão Gomes (PP), parlamentar que integra o Fórum de Arborização Urbana.

IPTU VERDE - O tema IPTU Verde também foi abordado na reunião. A advogada Aline Gallo, assessora do vereador Capitão Gomes, falou sobre as iniciativas da Câmara de Vereadores para implantação desse IPTU, dando destaque para o requerimento 509/2018, de autoria da vereadora Nancy Thame.

Para Aline Gallo, o IPTU verde é um incentivo que “realmente funciona” para conscientizar a população sobre a importância de adotar práticas ambientais e tecnologias sustentáveis. Segundo ela, o IPTU Verde pode e deve ser usado na gestão pública para buscar o equilíbrio ecológico no meio urbano: “É mais uma oportunidade para reverter alguns efeitos da expansão urbana, como por exemplo, a desarborização que aconteceu pela alta concentração da população e expansão do território”, afirmou a advogada.

PAISAGISMO ECOLÓGICO - A engenheira florestal Marcela Locatelli também abordou o tema paisagismo ecológico em uma aula da Escola de Legislativo. A aula pode ser conferida no canal do Youtube da Escola, através do link https://www.youtube.com/watch?v=C3WZzhnWhj8

Fórum de Arborização Urbana Carlos Gomes da Silva Nancy Thame

Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas