EM PIRACICABA (SP) 29 DE SETEMBRO DE 2017

Semana do Idoso começa nesta segunda-feira

Série de atividades promovidas pela Câmara segue até a próxima sexta-feira.




Toque na imagem para aumentar

Programação da Semana do Idoso terá atividades entre segunda (2) e sexta-feira (6)

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946


Começa nesta segunda-feira (2), com o lançamento da cartilha "Direito dos Idosos", às 10h, a "Semana do Idoso", que terá uma série de atividades até a próxima sexta-feira (6). A iniciativa é do presidente da Câmara, Matheus Erler (PTB), e faz parte do Fórum Permanente de Direito Previdenciário e Defesa dos Direitos do Idoso.

"Existem hoje 19,6 milhões de idosos no país. Em 2050, serão 66,5 milhões. Precisamos começar a pensar no envelhecimento saudável e em como os idosos estão sendo tratados pelo Poder Público. O objetivo da Semana é promover atividades sociais e culturais para a terceira idade e pensar em ações governamentais que melhorem a qualidade de vida dessas pessoas", destaca Erler.

A programação prevê para segunda-feira, além do lançamento do guia impresso com o resumo do Estatuto do Idoso e de leis municipais que garantem direitos à terceira idade, a "Tarde de Cinema", no salão nobre da Câmara.

Na terça (3), fotógrafos do Legislativo vão ensinar idosos de lares de acolhimento da cidade a fotografar, e o resultado da oficina "Retratos da Experiência" será divulgado, podendo até compor uma mostra. Ainda no segundo dia, será aberta uma exposição fotográfica, às 19h, com imagens captadas pelos fotógrafos da Câmara, e haverá a palestra "Alzheimer e estimulação cognitiva", às 19h30, no salão nobre.

Na quarta (4), o lançamento da campanha "Idoso Ativo", em parceria com a médica geriátrica Mariana Kairalla Andreazzi, buscará incentivar a alimentação saudável e a prática de exercícios físicos. O evento, na praça José Bonifácio, às 9h, envolverá voluntários das áreas de saúde e beleza. A palestra "Saúde mental e suicídio na terceira idade", às 15h, encerra o dia.

Na quinta (5), a Semana promove palestra com o tema "Atividade física e alimentação balanceada: pilares do envelhecimento saudável", às 10h, no salão nobre.

Fechando a programação, na sexta (6), às 9h, idosos de lares piracicabanos serão os convidados do "Conheça o Legislativo", no plenário da Câmara.

 

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DO IDOSO

Segunda-feira (2)
10h: Lançamento da Cartilha "Direito dos Idosos"
Local: Salão de reuniões da Presidência

14h: Tarde de Cinema
Local: Salão nobre

Terça-feira (3)
9h: Oficina de fotos "Retratos da Experiência"
Local: Lar dos Velhinhos de Piracicaba

19h: Lançamento de mostra fotográfica
Local: Corredor de entrada do prédio principal da Câmara e hall do salão nobre

19h30: Palestra "Alzheimer e estimulação cognitiva"
Local: Salão nobre

Quarta-feira (4)
9h: Lançamento da campanha "Idoso Ativo"
Local: Praça José Bonifácio

15h: Palestra "Saúde mental e suicídio na terceira idade"
Local: Salão nobre

Quinta-feira (5)
10h: Palestra "Atividade física e alimentação balanceada: pilares do envelhecimento saudável"
Local: Salão nobre

Sexta-feira (6)
9h: "Conheça o Legislativo" para idosos
Local: Plenário

Fórum Previdência, do Idoso e do Trabalho Matheus Erler

Texto:  Assessoria parlamentar

Notícias relacionadas