EM PIRACICABA (SP) 08 DE JULHO DE 2022

Câmara lança acervo digital com objetos da Revolução de 32

Imagens de capacetes, uniforme, cantil e outros objetos utilizados pelos combatentes podem ser acessados no arquivo digital da Câmara




Toque na imagem para aumentar

Exposição digital permite acesso tridimensional a objetos da Revolução de 32

Crédito: Davi Negri - MTB 20.499


Na véspera do aniversário de 90 anos da Revolução Constitucionalista de 1932, a Câmara Municipal de Piracicaba disponibiliza ao público uma coleção virtual composta por 31 objetos utilizados durante o combate histórico para os paulistas e condecorações posteriores. As imagens tridimensionais dos objetos fazem parte da primeira coleção especial do sistema Atom que, desde o início de junho, garante acesso a parte do acervo histórico digitalizado do Poder Legislativo. O projeto, desenvolvido pelo setor de Gestão de Documentação e Arquivo da Casa de Leis, integra as atividades em comemoração aos 200 anos da Câmara de Piracicaba.

De acordo com a chefe do setor de Gestão de Documentação e Arquivo, Giovanna Fenili Calabria, as coleções especiais serão temáticas, conforme forem compilados os documentos e objetos referentes a determinados temas de interesse histórico do município. A Revolução de 1932 tematizou a primeira coleção porque os objetos já integravam o arquivo da Câmara, como capacetes e uniformes utilizados pelos combatentes, além de medalhas, condecorações e até mesmo o prato, a marmita e o cantil usados nos campos de batalha. Os objetos foram fotografados pelo repórter fotográfico do Departamento de Comunicação Social da Câmara, Guilherme Leite. 

No link, além das imagens dos objetos em 360 graus, o pesquisador ainda pode consultar uma descrição detalhada de cada item e também informações sobre sua utilização durante a revolução. O setor de Documentação e Arquivo ainda disponibilizou um vídeo informativo com uma apresentação do panorama histórico da guerra, a contextualização política, o envolvimento de Piracicaba no conflito e até mesmo o hino da revolução, com edição do estagiário do Departamento de Comunicação Social, Lucas Settin.

Joaquim Moreno - A maior parte dos objetos da coleção foi doada pela família do ex-combatente Joaquim Moreno que, antes de falecer, recebeu várias homenagens da Câmara e de outras instituições paulistas. A coleção também conta com informações sobre o soldado e fotos dele recebendo homenagens e também mais antigas, no campo de batalha.

Para disponibilizar o acervo, o setor desenvolveu uma profunda pesquisa sobre os objetos. Foi possível identificar, por exemplo, que há dois modelos de capacetes no arquivo: um paulista, inspirado no modelo francês, e outro modelo inglês. Eles contam com uma inscrição, na parte interna, que remete a uma oferta do povo paulista aos combatentes.

“Disponibilizar essa coleção digital é uma forma de democratizar o acesso a esses objetos que a Câmara preserva até hoje. Qualquer pessoa, de qualquer lugar, pode consultar e visualizar esse material de forma detalhada”, avaliou a arquivista do setor, Dayane Soldan.

O usuário do sistema ainda terá acesso a curiosidades a respeito da participação de Piracicaba na Revolução de 32, como por exemplo, a invenção da matraca pelas tropas da cidade. Com poucos recursos e com o intuito de assustar os inimigos, os combatentes percorriam os campos de batalha agitando as matracas, cujo barulho simularia tiroteios.

“Temos muito material histórico que sobreviveu aqui na Câmara, que estão preservados desde 1822”, lembrou a chefe do setor. “Essa coleção de 32 inaugura uma nova utilidade para o sistema, que é montar as coleções especiais, que são temáticas. É diferente dos Fundos, que alimentamos periodicamente com os documentos do Poder Legislativo, disponibilizando o acervo digital por ordem cronológica”.

A montagem da coleção contou com a colaboração de todos os integrantes do setor. Além das arquivistas Giovanna Calabria e Dayane Soldan, também atuaram na pesquisa os estagiários Gabriel Tenório Venâncio e Brenno Monteiro, e colaboraram a agente legislativa Michelle Santin Pecorari, o escriturário Bruno Dinoné e as estagiárias Vanusa Bugin e Juliana Ferreira da Silva.

A coleção especial da Revolução de 32 pode ser acessada neste link

Bicentenário Câmara Exposição

Texto:  Aline Macário - MTB - 39.904
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas