EM PIRACICABA (SP) 25 DE SETEMBRO DE 2020

Jovem com paralisia cerebral vê no rap a chance de superação

Lucas Alexandre de Oliveira participou de live no Instagram do Parlamento Aberto.




Toque na imagem para aumentar

Lucas Alexandre de Oliveira nasceu com paralisia cerebral que atinge parte motora e de aprendizado.





Lucas Alexandre de Oliveira nasceu com paralisia cerebral que atinge parte motora e de aprendizado, mas as dificuldades e desafios advindos da deficiência não o impediram de lutar pelo seu sonho: ser cantor de rap. Com pensamento sempre otimista, faz questão de dar ouvidos apenas àquilo que lhe faz bem. Lucas, sujeito alegre e de muita fé, transpõe diariamente suas limitações, transformando-as em poesia.  

“Coloco Deus sempre na frente e vou. Nunca me acomodei devido à minha condição”, contou o rapper nesta quarta-feira (23), em live no Instagram do Parlamento Aberto. De fato, Lucas não se deixou derrotar. Hoje, apoiado e incentivado diária e constantemente pela família e a professora, de quem carinhosamente fala, lançou um clipe autoral da música “Minha vitória”, relato cantado da sua própria vida.

Lucas trata de sua deficiência com muita naturalidade. Ele tem plena consciência do seu lugar no mundo. Sabe que não é diferente de ninguém. “Foi assim que a minha mãe me criou”, lembrou sorrindo, visivelmente grato. Travou lutas diárias para vencer os empecilhos que a vida lhe impôs. “Eu sempre gostei de música, mas tinha muita dificuldade em decorá-las”. Foi com o auxílio de um aplicativo de voz e os esforços de sua professora que ele finalmente conseguiu.

Durante a live, o rapper que devido à pandemia está mais recluso em casa, “como manda o protocolo”, exaltou a forte ligação que tem com a arte, através do rap, gênero musical que o conquistou durante os dois melhores meses da sua vida. “Foi quando eu estava reaprendendo a andar, estava na cadeira de rodas, hoje ando com auxílio das muletas”, disse. Por fazer duras criticas ao sistema e tudo que ele representa, e por questionar as desigualdades no país, o rap ajudou-lhe a desenvolver pensamento crítico e a "enxergar o mundo de um ponto de vista diferente". 

“Escuto o beat primeiro, espero vir a inspiração para a letra e depois componho”, explicou, sobre o processo de criação. Ele citou, ainda, alguns dos seus rappers favoritos: Racionais, Sabotagem e Charlie Brown Jr. “Gosto muito das músicas desses artistas”. Para Lucas, o rap é uma forma de expressão e é importante saber dizer o que sente. “Meu sonho é crescer dentro dessa profissão e levar a minha música para o mundo”.

O rapper tem um canal no YouTube. O clipe da música autoral "Minha vitória" pode ser conferido neste link.

Setembro Verde e Azul - Autorizada pelo decreto legislativo 19/2020, a realização do “Setembro Verde e Azul” pela Câmara de Vereadores de Piracicaba tem o objetivo de ampliar a conscientização da população sobre os direitos da pessoa com deficiência e o desenvolvimento de ações necessárias para sua acessibilidade e inclusão nas diversas esferas da sociedade.

A programação do “Setembro Verde e Azul” foi coordenada pelo Comdef (Conselho Municipal de Proteção, Direitos e Desenvolvimento da Pessoa com Deficiência) e pelo Grupo Libras Piracicaba e Região.

O “Setembro Verde e Azul” fortalece as ações do Câmara Inclusiva, projeto do programa Parlamento Aberto que objetiva ampliar a participação das pessoas com deficiência nas atividades do Legislativo e que, durante a pandemia, também estendeu a acessibilidade para as redes sociais.   

ACESSE O CONTEÚDO
As lives do programa Parlamento Aberto são realizadas no perfil do Instagram, que pode ser acessado em @parlamento_aberto.

As entrevistas também podem ser acessadas no canal do YouTube do Departamento de Comunicação da Câmara de Vereadores de Piracicaba e, ainda, no podcast produzido pela Rádio Câmara Web.

Para receber as informações do Parlamento Aberto direto no celular, é possível se cadastrar na lista de transmissão do Whatsapp neste link.

Parlamento Aberto Câmara Inclusiva

Texto:  Raquel Soares
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas