
Câmara define cronograma para discussão e votação da LDO 2023
PL 218/2021, do Executivo, deu entrada na Casa no último dia 30 e passará por calendário para debate e apresentação de emendas antes de ir à votação.
Artur Costa, secretário municipal de Finanças, em audiência sobre a LDO 2022
Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946Protocolado na Câmara Municipal de Piracicaba no último dia 30, o projeto de lei 218/2021, do Executivo, que trata da LOA (Lei Orçamentária Anual) de 2022, passará por duas audiências públicas no Legislativo antes de ir à votação no Plenário “Francisco Antônio Coelho”, o que deve ocorrer até antes do início parlamentar a partir de 16 de dezembro.
O PL está na CLJR (Comissão de Legislação, Justiça e Redação), que deve receber nos próximos dias um requerimento da Comissão de Finanças e Orçamento com vistas a convocar a primeira audiência pública, em 27 de outubro, com o intuito de discutir a proposta encaminhada ao Legislativo pelo prefeito Luciano Almeida (Democratas).
Na propositura, serão convocados para detalhar o orçamento o procurador-geral Fábio Dionísio; o secretário de Finanças, Artur Costa Santos, e representantes de cada uma das secretarias municipais, empresas públicas e autarquias. Na ocasião, também serão discutidos os projetos de lei 216 e 217, ambos de 2021, que compatibilizam o texto da LOA com o PPA (Plano Plurianual) 2022-2025 e LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) 2022.
Como ocorre nos períodos de discussões sobre peças orçamentárias na Câmara Municipal, junto com a definição da audiência pública convocada pela Comissão de Finanças, a Mesa Diretora divulga um cronograma também voltado ao prazo para encaminhamento de emendas pelos parlamentares. Só depois deste procedimento é que o texto segue para receber parecer da CLJR, que também deverá convocar outra audiência pública.
A discussão em torno do orçamento público municipal está prevista na LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal), em que define a previsão de receitas e despesas dos entes federativos -- entre eles, as prefeituras -- no médio prazo, com o PPA e no curto prazo, com a LDO, que define as prioridades de aplicação dos recursos, e com a LOA, que apresenta as ações que serão investidas de acordo com a arrecadação projetada.
ORÇAMENTO - A previsão orçamentária da Prefeitura para 2022 é de R$ 2.079.664,00 -- 11% a mais do que foi estimado para 2021. Conforme já justificado pelo secretário de Finanças, Artur Santos, em audiência pública na Câmara sobre as metas fiscais do segundo quadrimestre de 2021, a alta se dá por conta da forte inflação no Brasil, o que acaba puxando a arrecadação. No entanto, a situação cria preocupação diante dos custos.
O orçamento é composto, em maior parte, por 73,27% de recursos da Prefeitura (sendo que as áreas de saúde e educação acumulam 58,43%, incluindo o Fundo Municipal de Saúde, com 9,52%), depois seguido por 24,64% das receitas e despesas de autarquias, empresas e fundações municipais, e 2,09% que é o repasse constitucional à Câmara Municipal.
Câmara define cronograma para discussão e votação da LDO 2023
Câmara aprova audiência sobre Lei de Diretrizes Orçamentárias 2023
CLJR recebe projeto sobre as diretrizes orçamentárias de 2023
Executivo prevê crescimento de 3,36% na arrecadação em 2023
Inclusão da Fumep no Parque Tecnológico será discutida nesta quarta
Prefeitura teme impacto da inflação quando contratos forem renovados
Audiência nesta quarta avalia metas fiscais do 1º quadrimestre de 2022
Composição da Comissão de Legislação Justiça e Redação é alterada
Câmara aprova audiência das metas fiscais do 1º quadrimestre de 2022
Município superou gasto em educação e saúde no ano anterior à pandemia
Audiência pública sobre as contas de 2019 da Administração é adiada
Câmara analisa parecer do TCE-SP às contas de 2019 durante audiência
Com R$ 275 milhões em caixa, Prefeitura é cobrada por investimentos
Comissão avalia cumprimento de Metas Fiscais em audiência nesta quarta
Comissão convoca audiência pública sobre as metas fiscais de 2021