Projeto busca assegurar presença de fisioterapeuta durante partos
Plenário mantém em tramitação projeto que amplia horário de escolas
Parecer da CLJR que apontou inconstitucionalidade da matéria foi derrubado; projeto prevê funcionamento de escolas infantis até 18h30
Projeto segue agora para as demais comissões até voltar ao Plenário
Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)Continua em tramitação na Câmara Municipal de Piracicaba o projeto de lei nº 213/2024, de autoria do vereador Josef Borges (PP), que amplia o horário de funcionamento das escolas de educação infantil do município para até 18h30. Durante a 63ª Reunião Ordinária, nesta segunda-feira (21), foi derrubado o parecer contrário da CLJR (Comissão de Legislação, Justiça e Redação), que apontou a inconstitucionalidade da matéria.
O parecer seguiu a nota técnica elaborada pela Procuradoria Legislativa da Casa, ao avaliar que a iniciativa invade competência exclusiva do Poder Executivo. No entanto, ao discutir o parecer, o autor solicitou aos colegas a derrubada do parecer para que a matéria continue em tramitação. Ele salientou que o objetivo é possibilitar que os pais busquem as crianças na escola após o horário de trabalho. Disse ainda que o projeto, se aprovado, poderá ser regulamentado pelo Poder Executivo.
O presidente da CLJR, vereador Acácio Godoy (Avante), também defendeu o mérito do projeto, ao destacar que o parecer, pela comissão, é técnico quanto à análise jurídica. “A gente precisa adequar nossas leis à realidade. É um projeto humanitário e voltado para as famílias, realidade da mãe que trabalha”, afirmou.
Da mesma forma, a vereadora Rai de Almeida (PT) apoiou a iniciativa e argumentou que o funcionamento até às 18h30 ainda é pouco para as famílias que trabalham. Ela sugeriu que seja apresentada uma emenda ou que o horário seja fixado pelo Poder Executivo, de acordo com a realidade dos trabalhadores.
O parecer foi derrubado por 14 votos contrários. Com isso, o projeto segue em tramitação pelas demais comissões da Casa até voltar ao Plenário para deliberação do mérito. Confira, no vídeo, a discussão, do parecer.
Notícias relacionadas
Alunos da Escola “Prof. Manassés Ephrain Pereira” visitam a Câmara
Câmeras em pontos estratégicos reforçam segurança da região de Artemis
Moradores de Artemis ganham revitalização de creche
Criador da banda Opus recebe o Título de Cidadão Piracicabano
Escola do Legislativo realiza oficina sobre acessibilidade e inclusão
Lei municipal reforça segurança de estabelecimentos noturnos
Vereador e engenheiros da Semozel analisam área da Lagoa do Itaiçaba
Com 53,61% dos votos, Hélio Zanatta é o prefeito eleito de Piracicaba
Caso Bonetti: os ritos do processo criminal no Século 19
Projeto de wi-fi na praça José Bonifácio é aprovado em 2ª discussão
Moção de apelo pede revisão da transferência da Cadme para o Postão
Programa de reinserção de dependentes passa em segunda discussão
Vereadora cobra adesão do município ao Sistema de Segurança Alimentar
Moção apela ao secretário de Segurança por cessão de armas para GCM