EM PIRACICABA (SP) 07 DE DEZEMBRO DE 2017

Fórum de Empreendedorismo Feminino será lançado no dia 13

Iniciativa da vereadora Nancy Thame (PSDB), organização irá desenvolver ações para a ampliação de mulheres à frente de empresas




Toque na imagem para aumentar

Nancy Thame em evento da Semana da Mulher, realizada neste ano na Câmara

Crédito: Davi Negri - MTB 20.499


O Fórum Permanente de Empreendedorismo Feminino da Câmara de Vereadores de Piracicaba será lançado nesta quarta-feira (13), às 14h, em solenidade na sala de reunião do 2º andar do Prédio Anexo do Legislativo piracicabano. De iniciativa de Nancy Thame (PSDB), a organização irá desenvolver ações de apoio a mulheres à frente de empresas. 

“O empreendedorismo vai além da economia, é o fortalecimento da mulher”, avalia Nancy. “Se não tem independência econômica, ela fica mais ligada ao ciclo de violência. Muitas vezes a mulher fica em um ambiente de violência por não ter independência econômica”, analisa a parlamentar.

Ela lembra que a demanda surgiu de maneira coletiva, dentro da Semana da Mulher, realizada em março deste ano, na Câmara. “O Fórum veio como uma demanda forte, nós acolhemos e construímos o conteúdo”, disse, ao lembrar que participaram do processo de organização 28 instituições e cerca de 80 mulheres. 

O Fórum foi criado a partir da aprovação do projeto de decreto legislativo 29/2017, aprovado em agosto, e será composto por vereadoras com mandato na Câmara, assim como por representantes da Prefeitura, do Conselho Municipal da Mulher, Conselho da Mulher Advogada (órgão da OAB – 8ª Subsecção), de instituições de fomento ao empreendedorismo, do Conselho da Mulher Empresária da Acipi, do Conselho da Mulher Executiva do Simespi e de representantes de instituições de ensino superior. 

Diretora da Escola do Legislativo, a vereadora Nancy Thame explicou que as atividades do Fórum de Empreendedorismo Feminino serão definidas de maneira semelhante. “Já temos no nosso mandato o exercício desta construção coletiva”, avalia. 

Antes de decidir as atividades, haverá um mapeamento das prioridades entres os participantes do Fórum, para saber a disponibilidade e quais eixos principais serão trabalhados. A intenção é fazer uma agenda coletiva, que pode envolver desde a apresentação de material escrito, como também seminários, mesas-redondas etc. 

O Fórum vem para suprir, no âmbito do Legislativo, espaço que envolve pelo menos 48.075 mulheres empreendedoras, conforme estudo do Sebrae, com base em dados do Censo Demográfico de 2010 do IBGE. Piracicaba é a nona região, em número de empreendedoras, em índice que envolve 28 micro-regiões do Estado de São Paulo. 

FINALISTA – Antes mesmo de iniciar os trabalhos, o Fórum do Empreendedorismo Feminino é reconhecido em premiação para enaltecer atuação parlamentar. Está selecionado na categoria “Inovação” do “Prêmio Paulsita de Boas Práticas Legislativas”, que apresentará os vencedores no dia 14, em evento na capital paulista. 

O prêmio é uma iniciativa do Movimento Voto Consciente, em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo, a Associação Paulista de Escolas dos Legislativos e o Laboratório de Gestão Governamental da USP. 

“A gente recebe (esse reconhecimento) com alegria e surpresa”, diz a vereadora Nancy Thame. Ela enaltece que a força da proposta está tanto no tema, “falar de mulher está em evidência”, avalia, quanto na maneira como foi construído. “Quando a gente fala em inovação e novas práticas do Legislativo, a construção coletiva é o grande desafio.”

Fórum Empreendedorismo Feminino Nancy Thame

Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337

Notícias relacionadas