EM PIRACICABA (SP) 20 DE DEZEMBRO DE 2018

Nancy Thame leva Fórum de Empreendedorismo às ressocializandas do CRF

O curso, com carga horária de oito horas, foi realizado entre os meses de outubro e dezembro




Toque na imagem para aumentar

Nancy Thame leva Fórum de Empreendedorismo às ressocializandas do CRF

Crédito: Assessoria parlamentar


O Fórum Permanente de Empreendedorismo Feminino da Câmara, de autoria da vereadora Nancy Thame (PSDB), promoveu o primeiro ciclo de capacitação e fortalecimento da mulher para empreendedorismo e inserção no mundo do trabalho. A ação foi realizada no Centro de Ressocialização Feminino de Piracicaba "Sidnes de Souza Cantarelli", por meio de parceria entre o Fórum e a Escola do Legislativo.

O curso, com duração de oito horas, foi realizado entre os meses de outubro e dezembro, ministrado por docentes voluntários: o analista financeiro Ricardo de Souza; a historiadora Dra. Marilda Soares; o gerente do Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba e Região Carlos Beltrame, e o jornalista e docente de pós-graduação em marketing professor Mestre Marcelo Bongagna.

Na grade do curso, composta por temáticas sobre os primeiros passos para empreender, trabalhou o planejamento do próprio negócio, a manutenção e o controle financeiro do mesmo, no primeiro módulo. O analista Ricardo de Souza ensinou métodos para administrar as receitas e despesas.

Marilda Soares ministrou a segunda temática, que abordou sobre a mulher na sociedade e no mundo do trabalho. Segundo dados atuais trazidos pela historiadora, no Brasil 61% das pessoas formadas nas universidades são mulheres. Entretanto, apenas 37% dos cargos de gerência e chefia são ocupados por elas, demonstrando um aspecto estrutural da desigualdade de gênero, segundo Marilda.

"O grande desafio é vencer os estereótipos e mudar a visão tendenciosa do papel da mulher na sociedade", enfatiza a historiadora, que também destacou o crescimento do número de mulheres empreendedoras no Brasil, que significa novas perspectivas para a inserção no mundo do trabalho.

Carlos Beltrame, ex-secretário Municipal do Trabalho e Renda, discorreu sobre a regularização do próprio negócio e deu detalhes sobre o MEI (Microempreendedor Individual) e os benefícios e vantagens da formalização. “A proposta foi mostrar que profissionais autônomos podem obter um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) de forma rápida e simplificada. A partir desse registro, torna-se empresário, podendo emitir notas fiscais, que é um passo importante para ampliar a capacidade de vendas e prestação de serviços, bem como fazer negócios com outras empresas”, salientou.

A abordagem sobre marketing para iniciantes foi ministrada pelo professor Marcelo Bongagna, que deu informações para fortalecer o negócio e tomar as melhores decisões. O professor ainda discorreu sobre a forma de avaliação de riscos e estratégias para ampliação de vendas.

"O trabalho desenvolvido no CRF foi edificante e me fez compreender a importância do trabalho voluntário. Com um grande envolvimento das ressocializandas, esperamos ter contribuído para reinserção delas na sociedade”, concluiu Bongagna.

Segundo a vereadora Nancy Thame, diretora da Escola do Legislativo, a perspectiva é dar continuidade ao trabalho iniciado no Centro de Ressocialização Feminino de Piracicaba. "O programa do curso foi organizado após a aplicação e análise do formulário-diagnóstico, no primeiro semestre desse ano, que permitiu a definição das temáticas de educação financeira e empreendedorismo feminino para os encontros de formação".

Para 2019, Nancy salienta que buscará levar o Fórum Permanente de Empreendedorismo Feminino a mais quatro públicos: empreendedoras dos bairros Tatuapé II, Jardim Eldorado e Mães do Seame (Serviço de Apoio ao Menor).

Fórum Empreendedorismo Feminino Nancy Thame

Texto:  Assessoria parlamentar Thaís Passos
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas