"Prefeitura Sem Papel" é apresentado a assessores parlamentares
Parlamento Aberto Entrevista discute transparência no alvo da pandemia
Edição especial do programa, nesta segunda, às 15h, debaterá o tema com o presidente da Câmara e representantes de órgãos e movimentos ligados à transparência.
"Parlamento Aberto Entrevista" vai ao ar nesta segunda-feira, às 15h
Crédito: Sidney JrAs recentes alterações na forma como os dados da Covid-19 no Brasil são divulgados pelo governo federal e o impacto disso para a transparência pública serão repercutidos em edição especial do programa "Parlamento Aberto Entrevista", que a TV Câmara leva ao ar, ao vivo, às 15h desta segunda-feira (15), com exibição simultânea pelo Facebook e pelo YouTube e tradução em Libras.
Com mediação dos jornalistas Erich Vallim Vicente, do Departamento de Comunicação, e Fábio Alvarez, da TV Câmara, a atração, com o tema "Transparência no alvo da pandemia", terá a presença, no estúdio, do presidente da Câmara de Vereadores de Piracicaba, Gilmar Rotta (CID), e a participação, por videoconferência, de representantes de órgãos e movimentos ligados ao assunto.
"Discutir a transparência nas instituições é fundamental para que governos, parlamentos e os órgãos públicos tenham elementos para mudar suas gestões, a fim de que elas estejam alinhadas com o anseio da sociedade. Estar ao lado de instituições e autoridades especialistas no assunto, trazendo o exemplo da nossa Câmara, é muito significativo para nós", afirma Gilmar Rotta.
Participarão do debate Severiano Costandrade, vice-presidente do CNPTC (Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas) e presidente do TCE-TO (Tribunal de Contas do Estado do Tocantins), Laila Bellix, gestora no Instituto de Governo Aberto, e Renato Morgado, coordenador do programa de integridade socioambiental da Transparência Internacional Brasil.
"A ideia de fazer esse programa especial surgiu por conta da alteração na divulgação dos números da Covid-19, no início deste mês. Segundo o governo federal, os dados não estariam dentro da realidade, que já seria outra. Essa mudança provocou uma preocupação muito grande com a questão da transparência, colocando-a no centro do debate da pandemia no país", afirma Erich.
Inicialmente, o Ministério da Saúde, na gestão de Luiz Henrique Mandetta, reunia os veículos de imprensa diariamente, às 17h, para a divulgação dos números. Com a saída do médico ortopedista do cargo, em 16 de abril, e sua substituição por Nelson Teich, os dados passaram a ser informados às 19h, à medida que diminuía a frequência de entrevistas coletivas dadas pelo alto escalão da pasta.
Já sob o comando interino do general Eduardo Pazuello, após o pedido de demissão de Teich em 15 de maio, o Ministério da Saúde postergou para as 22h a divulgação diária dos números, que passaram a espelhar apenas os registros das últimas 24h --antes, eram apresentados o total de casos confirmados da doença e o de óbitos causados pela Covid-19.
A postura do governo federal motivou reações da Organização Mundial da Saúde, do Supremo Tribunal Federal, da Câmara do Deputados, do conselho que reúne os secretários estaduais de Saúde e de veículos de comunicação --os dois últimos, desde então, publicam diariamente balanços feitos, por iniciativa própria, a partir de levantamento nos Estados.
"No início da pandemia, houve a tentativa do governo federal de alterar a Lei de Acesso à Informação, tirando a obrigatoriedade de 20 dias de prazo para órgãos emitirem respostas a pedidos de informação", lembra Erich. "Hoje todos estão falando da transparência. O tema entrou no radar das pessoas", completa o jornalista.
A edição especial do programa "Parlamento Aberto Entrevista", nesta segunda-feira, com transmissão pela TV Câmara, é mais uma iniciativa do Legislativo piracicabano para tratar da transparência pública e do acesso à informação. Desde o início da quarentena, o perfil do Parlamento Aberto no Instagram (@parlamento_aberto) tem promovido entrevistas ao vivo com autoridades e representantes de instituições de Piracicaba e do país. As lives vão ao ar sempre às 17h, de segunda a sexta-feira.
Notícias relacionadas
Câmara Inclusiva, de Piracicaba, é modelo em evento de acessibilidade
Câmara de Piracicaba participa de evento nacional sobre acessibilidade
Site da Câmara disponibiliza 'Glossário' de termos legislativos
Workshop destaca ações da Câmara em acessibilidade na Comunicação
Lista de WhatsApp oferece informações sobre os eventos da Câmara
Câmara leva experiência local à Semana de Governo Aberto
Câmara Inclusiva: banheiros do Salão Nobre serão acessíveis a PCD
Câmara disponibiliza Expediente das sessões para consulta on-line
Jornal da Câmara destaca novo sistema on-line de compra direta
Câmara adota sistema on-line para compra direta
Refis não terá juros ou multa para pagamentos à vista
"Câmara Sustentável" inspira programa ambiental em Iracemápolis
Câmara devolve R$ 5 milhões aos cofres da Prefeitura
Parlamento Aberto Entrevista debate Libras na educação de crianças