Vereadora acompanha destinação do lodo retirado da ETA Luiz de Queiroz
Vereadora contribui em discussão sobre desigualdades socioambientais
Prefeitura e parceiros realizaram o evento "Água e clima: diálogos por um município mais sustentável", na última sexta-feira
A vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua, participou das discussões sobre desigualdades socioambientais, racismo ambiental e acesso à água abordadas no evento "Água e clima: diálogos por um município mais sustentável", realizado pela Prefeitura e parceiros na última sexta-feira (8).
"No Brasil, parte significativa dos desastres ambientais ocorre devido à falta ou ao excesso de chuvas, de forma atrelada ao uso e à ocupação do solo inadequados, às vulnerabilidades sociais e ambientais existentes e a outros fatores. Portanto, é fundamental a integração entre as políticas de desenvolvimento, de recursos hídricos, de enfrentamento às mudanças do clima e de proteção e Defesa Civil", comentou Silvia Morales.
A parlamentar destacou durante o evento os requerimentos de autoria do mandato coletivo A Cidade é Sua que foram aprovados pela Câmara e encaminhados à Prefeitura, entre eles o 883/2023, que solicita informações referentes ao Plano de Contingência vigente no município; o 942/2023, que solicita informações relativas à Política Climática Municipal, à concepção do Plano Municipal correlato e à instalação de sistemas de geração fotovoltaica de energia elétrica em prédios públicos; e o 943/2023, que solicita informações pertinentes às ações da iniciativa Construindo Cidades Resilientes.
"O objetivo principal da nossa participação no evento foi colaborar para as discussões, vinculando o racismo ambiental com a justiça climática. Por isso, quando os presentes foram divididos para as atividades em grupos, optou-se pela sala onde foi debatido o assunto Desigualdades Socioambientais, Racismo Ambiental e Acesso à Água", destaca Silvia Morales, sobre o evento realizado no Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola e conduzido pelos profissionais do Núcleo de Educação Ambiental de Piracicaba.
"O debate público é parcela importante para alcançar avanços nas políticas locais de clima e de proteção e Defesa Civil, mas deve ser acompanhado e seguido de incidência política junto ao Executivo e, principalmente, incluir a tomada de decisão política", ressaltou a vereadora, que fez observações sobre o trâmite do futuro projeto.
"A transformação da minuta da Política Municipal de Enfrentamento às Mudanças Climáticas em projeto de lei e o posterior envio do mesmo para tramitação na Câmara são necessários para possibilitar a aprovação de tal política. Por outro lado, no que tange ao gerenciamento de ocorrências, Piracicaba começa a avançar na Política de Defesa Civil, com a criação e operacionalização de grupo de trabalho para elaborar o Plano de Contingência", concluiu.
Notícias relacionadas
Diretora da Esalq, Thais Vieira, recebe Título de Cidadã Piracicabana
Requerimento questiona obra próxima a APP e sítio arqueológico
Associação Remo de Piracicaba receberá moção de aplausos da Câmara
Associação dos Engenheiros e Arquitetos receberá moção de aplausos
Piracicaba vai contar com Política de Incentivo à Energia Solar
Paratletas campeões no rafting receberão homenagem
Câmara aprova ampliação de prazo para regularização de imóveis
Superintendência da Caixa Econômica Federal é homenageada
"Mulheres em Contexto": Escola do Legislativo lança livro eletrônico
Câmara institui "Semana do Skate Solidário" no calendário oficial
Vereadora apresenta balanço das ações realizadas durante mandato
Câmara aprova lista de vítimas do desabamento do ‘Edifício Comurba’
Liderança no Bosques do Lenheiro é homenageada com Título na Câmara
PDL concede Título de "Piracicabanus Praeclarus" à Valdiza Capranico